ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 24 de março de 2018

Loja Social de Esposende


Loja Social de Esposende coopera
com as comunidades mais vulneráveis
de São Tomé e Príncipe
Consolidada como uma rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, a Loja Social de Esposende teve oportunidade de alargar a sua intervenção a um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente São Tomé e Príncipe, através da doação de vestuário e calçado.


Esta cooperação decorre do contacto da empresa Fundiviana - Fundição de Metais, Lda, sediada na Zona Industrial do Neiva, cujo sócio-gerente é natural do concelho de Esposende, e que, com o apoio da Embaixada da Alemanha, tem apoiado as comunidades mais vulneráveis, nomeadamente a ARCAR - Associação para Reinserção de Crianças Abandonadas em Situação de Risco e a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Perante as necessidades prementes daquelas comunidades, e dada a possibilidade de incluir outros bens na carga enviada pela empresa para São Tomé e Príncipe, João Batista disponibilizou-se para levar a ajuda da Loja Social àquelas instituições.

A ARCAR - Associação para Reinserção de Crianças Abandonadas em Situação de Risco é uma instituição particular de solidariedade social, sediada na cidade de S. Tomé e apoiada pela Misericórdia de S. Tomé, que tem vindo a desenvolver um trabalho em bairros comunitários da periferia da cidade de S. Tomé, com intervenção na sensibilização da divisão de tarefas no seio das famílias, na oferta de educação de apoio escolar, na oferta de formação de artes e ofícios (oficina de costura) e de cursos de alfabetização.

A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, sediada na ilha de São Tomé, é promotora do Projeto para o Desenvolvimento Integrado de Lembá (PDIL), que é uma “resposta aos inúmeros problemas sociais que afligem o distrito de Lembá, em São Tomé e Príncipe, mormente no que concerne a crianças e idosos desfavorecidos, e famílias desestruturadas”, abrangendo as vertentes da Educação, Apoio Social, Emprego e Formação.

Ao associar-se a esta ação, a Loja Social de Esposende evidencia a sua intervenção no eixo da cooperação, através da construção de laços de solidariedade e reforço mútuo, como objetivo de contribuir para um mundo mais equitativo e solidário, traduzido num maior impacto junto dos cidadãos mais desfavorecidos.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836