ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

CREARTE

CREARTE com balanço extremamente positivo
O CREARTE, programa promovido pela Câmara Municipal de Esposende, com o intuito de incentivar o Crescimento da Arte Teatral em Esposende, mobilizou em 2016, e até ao momento, cerca de centena e meia de participantes nas formações/ações e um milhar e meio de espectadores.
No segundo ano de implementação do programa e no final do primeiro semestre de 2016 o balanço não poderia ser mais positivo. Este ano, na área da formação/ação foram contemplados cinco grupos de teatro amador do concelho – Forjães em Cena, GATA (Grupo Amador Teatro de Fão), GATERC (Grupo Amador Teatro de Esposende – Rio Cávado), JUM (Juventude Unida de Marinhas) e GARFO (Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa). Direcionado para um público mais jovem e também no campo da formação, foram ainda criados três grupos infantojuvenis, dado o grande número de inscrições registadas.

No âmbito da formação/ação com os grupos de teatro amador, irá estrear no dia 15 de outubro, pelas 22h00, a peça “D. Rosinha a Solteira”, de Federico Garcia Lorca, pelo GATA – Grupo Amador Teatro de Fão, no Salão Paroquial de Fão, devendo a estreia da peça “O Gato“ de Henrique Santana, pelo grupo Forjães em Cena ocorrer até final do corrente ano, em data a definir. Ambos os espetáculos têm encenação de Eva Fernandes e Jorge Alonso.
Os restantes três grupos (GATERC, JUM e GARFO) iniciaram em setembro as respetivas formações/ensaios, estando previsto para final do ano as correspondentes estreias. Quanto à formação com os mais jovens, a mesma teve início no passado mês de maio e finalizará em dezembro com uma apresentação pública do trabalho desenvolvido. De salientar que o trabalho desenvolvido com os grupos de teatro amador e com os mais jovens envolve mais de centena e meia de participantes, tendo em consideração todos os elementos envolvidos - atores e atrizes, voluntários que colaboram na elaboração de figurinos e cenários e demais recursos humanos necessários ao bom funcionamento do projeto.
Ainda no âmbito do CREARTE, decorreu no passado mês de agosto, entre os dias 22 e 24, a 2.ª edição do FestiTeatro – Festival de Teatro de Rua de Esposende que se revelou um tremendo sucesso. A Praça do Município foi demasiado pequena para acolher o milhar e meio de espectadores que quiseram assistir aos fantásticos espetáculos de Teatro de Rua de conceituados artistas nacionais e da Galiza. As noites do FestiTeatro encheram-se de grande alegria e animação, numa enorme interação dos artistas com o público.
A encerrar o segundo ano do programa CREARTE, serão realizadas mais três estreias pelos grupos de teatro amador e pelos grupos infantojuvenis incluídos no programa, culminando no FESTIAMA – Festival de Teatro Amador do Concelho de Esposende, que decorrerá no Auditório Municipal de Esposende em março de 2017, onde participarão todos os grupos de teatro amador abrangidos por este programa, com apresentação dos espetáculos resultantes das formações teatrais e dos ensaios realizados.