ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 29 de junho de 2019

Esposende verão 2019


Festa de apresentação Esposende verão 2019


Esposende com mais de uma
centena de eventos no verão
Mais de cem eventos vão animar Esposende este verão. Considerando o cariz turístico do concelho, um Privilégio da Natureza que continua a atrair cada vez mais turistas e visitantes, o Município preparou um vasto programa para os meses de julho, agosto e setembro, que foi apresentado esta tarde, no complexo das Piscinas Foz do Cávado, numa festa animada e muito participada e que contou com a participação do DJ Rodrigo Gomes, da RFM.


A par dos eventos macro, como a Galaicofolia, o Festival Sons de Verão e a Festa da História, Esposende oferece um conjunto muito diversificado de atividades, tendo em conta todas as faixas etárias e todos os tipos de público, garantindo animação constante durante este período, em que Esposende acolhe os emigrantes e recebe inúmeros turistas e visitantes.

Assinalando que Esposende é hoje uma referência como destino turístico, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afirmou que “é fundamental proporcionar uma oferta abrangente e diversificada de eventos, tanto aos residentes como aos visitantes e emigrantes, tornando ainda mais aprazíveis, intensos e animados os meses de verão”. Sublinhou, contudo, que as propostas se prolongam para além da época estival, como forma de fomentar a atratividade do território e de combater a sazonalidade.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que esta aposta e investimento do Município se repercute na economia local, particularmente nos setores da restauração e hotelaria e, de um modo geral, nas áreas relacionadas com o turismo, com reflexos bastante positivos.

Benjamim Pereira afirmou que estão reunidas todas as condições para Esposende viver mais um verão em grande. A terminar deixou o convite para que “desfrutem de tudo quanto o nosso território tem para oferecer, desde logo a sua beleza natural e as excelentes condições para a prática de atividades ligadas ao lazer, ao desporto e à atividade física”.

Este ano, o Festival Sons de Verão apresenta HMB e Rui Veloso no cartaz, mas a oferta musical é muito mais vasta e diversificada, incluindo o Música na Praça, espetáculos de fado, das bandas filarmónicas do concelho e da Orquestra da Costa Atlântica. Fão vai receber o concerto de Seu Jorge e Natiruts e a cidade volta a ser palco da Festa do Emigrante, este ano com o artista Victor Rodrigues, acolhendo também o regresso do festival internacional de folclore.

O Festival da Juventude, cujo programa inclui, entre outras propostas, o concerto de Ricardo Azevedo, a Water Party e a Silent Party, promete repetir o sucesso das edições anteriores, tal como as tão apreciadas Summer Party 80’s e Noite Branca. Na dança, a proposta passa pelos eventos “Esposende Street Battle” e “Esposende a Dançar”.

A festa Regresso às Aulas, com Nuno Ribeiro, integra também o programa, onde a cultura marca igualmente lugar, com o Festiteatro, entre várias outras iniciativas. As festas e romarias merecem também referência, sendo que a Festa da Senhora da Saúde, na sede do concelho, antecede as Comemorações do Dia da Cidade e do Município de Esposende, que se celebra a 19 de agosto.

No plano desportivo, Esposende continua também a dar cartas, destacando-se a passagem da Volta a Portugal em Bicicleta, a competição de futebol de praia, o Esposende Cup e a primeira edição do Concurso de Saltos Internacional de Esposende.

Ao longo de todo o verão, as atividades serão uma constante nos equipamentos municipais, nomeadamente Museu Municipal, Biblioteca Municipal, Centro de Educação Ambiental, Centro interpretativo do Castro de S. Lourenço e Casa da Juventude, mas as Piscinas Municipais são sempre uma opção, com programas para os mais novos.

A programação do Esposende Verão 2019 está disponível no site da Câmara Municipal, em www.municipio.esposende.pt, e na APP “Esposende verão”.