ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Executivo Municipal


Executivo Municipal de Esposende aprofunda colaboração com Juntas de Freguesia
O Executivo Municipal reuniu com os autarcas das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias, para debater assuntos de interesse mútuo e relevantes para a estratégia de desenvolvimento do concelho. O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, deixou bem vincado o propósito de prosseguir com estas reuniões, apontando a possibilidade de se realizarem com uma periodicidade trimestral.
“Estas reuniões revestem-se de grande importância, porque são debatidos assuntos que dizem respeito a todos. Esta boa articulação é benéfica para a resolução dos problemas das populações e das autarquias”, esclarece Benjamim Pereira.
Nesta reunião estiveram presentes os vereadores Alexandra Roeger, Sérgio Mano, Angélica Cruz e Rui Losa que esclareceram os presentes sobre diversos assuntos, referentes às suas áreas funcionais.

Os bons resultados obtidos no passado, decorrentes da partilha de ideias de autarcas e populações com o Executivo Municipal está na génese desta cimeira, atendendo que foram esses contactos que permitiram assinalar as áreas de intervenção prioritárias, contribuindo para o reforço do compromisso que o Executivo Municipal tem com a população do concelho.
Nesta reunião que motivou a adesão dos representantes das 15 freguesias que compõem o concelho de Esposende, foram debatidos assuntos como a limpeza de matas, agora que foram estabelecidas novas exigências às populações e às autarquias, por via dos incêndios que assolaram o país, no ano passado. Por isso, marcou presença na reunião o 1.º Sargento Couto, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da GNR que esclareceu os presentes sobre as novas diretrizes em que assenta a prevenção dos incêndios florestais.
Esta cimeira serviu, ainda, para debater assuntos relacionados com a Educação e Cultura, assim como foram estabelecidas as regras dos acordos de execução, a segurança em recintos desportivos e parques infantis e outros assuntos de caráter geral, transversais aos interesses de todas as Juntas de Freguesia e da edilidade esposendense. Foram, ainda, debatidas, formas de agilização e normalização de procedimentos, relativos aos pedidos de apoio das Juntas de Freguesia.
Decorrente do processo de modernização administrativa e de gestão de recursos, desencadeada pela Câmara Municipal de Esposende, que visa adaptar a estrutura orgânica às necessidades do Município, foi debatida a questão da regularização da situação dos trabalhadores precários que também diz respeito a algumas Juntas de Freguesia.