ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 10 de abril de 2017

Município de Esposende

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 
Município de Esposende apresenta filme e lança publicação sobre o Castro de S. Lourenço
A encerrar o programa comemorativo dos 30 anos de intervenções arqueológicas no concelho, no próximo dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Município de Esposende vai fazer a apresentação do filme “Quem somos e de onde vimos…” e proceder ao lançamento do 2.º volume “Memórias Arqueológicas do Castro de S. Lourenço”. A sessão vai decorrer no Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã, pelas 17h00.


O documentário, de curta duração, pretende refletir as vivências do Castro de S. Lourenço ao longo de 20 séculos de ocupação. Tem subjacente a promoção do turismo e do património cultural e visa dar sequência ao “Projeto de Arqueologia Sem Obstáculos”, cujo objetivo é a melhoria substancial no acolhimento e informação aos visitantes com deficiência, conferindo a fruição plena do património cultural.
A apresentação do livro, coordenado pelo Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida, estará a cargo do Prof. Doutor Rui Morais, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Sendo uma publicação de cariz científico, o 2.º volume pretende simultaneamente prestar homenagem à memória dos que estiveram envolvidos nas intervenções de escavação, recuperação, valorização e divulgação do património do Castro. Nestes destacam-se os muitos jovens voluntários que, no Castro de S. Lourenço, obtiveram formação técnica, num processo que sempre contou com o apoio e aposta do Município, transformando a Arqueologia e especialmente o Castro de S. Lourenço numa referência nacional e numa das mais importantes escolas de Arqueologia.
O Município de Esposende volta, deste modo, a associar-se ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) e à Direção Geral do Património Cultural nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) que, em 2017, pretende celebrar os benefícios de uma relação saudável entre o turismo e o património cultural.
Num período vincado pela globalização económico-cultural, por grandes metamorfoses sociais e pelo aumento exponencial do número de turistas, a proteção, investigação, interpretação e divulgação do Património é fator essencial para a afirmação da diversidade cultural dos territórios, reforçando o conhecimento e o respeito entre os povos.
O programa de atividades nacional do DIMS que pode ser consultado em www.patrimoniocultural.pt/dims ou http://www.patrimoniocultural.pt/dims2017 ou, ainda,
em www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Monumentos.e.Sitios/

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836