ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 5 de março de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende apoia Grupo Desportivo de Apúlia na requalificação do Campo dos Sargaceiros
“Um dia histórico para Apúlia e, em especial, para o Grupo Desportivo de Apúlia”. Foi como o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, classificou o ato de assinatura do Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município e o Grupo Desportivo de Apúlia (GDA), com vista à beneficiação do Campo dos Sargaceiros, cerimónia que decorreu no dia 3 de março, na Casa do Povo de Apúlia, na presença de elevado número de Apulienses.

O protocolo prevê a comparticipação do Município nas obras e na aquisição dos terrenos necessários à sua concretização, bem como nos encargos com a elaboração do estudo prévio e programa de intervenção, até um montante global de 250 mil euros. A garantia de apoio concretizou-se em plena comemoração do 49.º aniversário do GDA e “define um caminho, um rumo para que se chegue a um final feliz”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal, assegurando que o clube terá instalações completamente renovadas quando completar meio século.
O Autarca lembrou que Município também esteve presente no apoio ao clube quando este retomou a atividade há dois anos, depois de um período de interregno, e aproveitou a oportunidade para saudar os membros da Comissão Administrativa pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver, promovendo a prática desportiva de crianças e jovens, justificando assim o apoio do Município na requalificação do Campo dos Sargaceiros. Uma intervenção, frisou, que não constava do seu programa eleitoral, pelo que a sua execução “tem ainda mais valor”. Aproveitou o ensejo para dar nota das mais recentes intervenções realizadas em Apúlia, entre as quais a ampliação do Cemitério Paroquial, a infraestruturação e o reperfilamento de vias, e a construção de garagens na habitação social, bem como das obras em curso, como é o caso da 2.ª fase da requalificação da Rua do Pinhal, e, ainda, das que estão em vias de avançar, designadamente a requalificação do estacionamento em frente à Escola Básica de Apúlia, a requalificação da Rua da Igreja e a execução do troço Fão-Apúlia da Ecovia do Litoral Norte, investimentos que, no global, se elevam a 2 milhões 411 mil euros, e que somam às intervenções já concretizadas em Apúlia pela Polis Litoral Norte.
Benjamim Pereira deu também nota de que estão já garantidos 800 mil euros para requalificar as instalações dos pescadores e anunciou que estão na forja soluções para o prédio inacabado e para o imóvel “Pérola”, ambos na frente marítima de Apúlia, que não se coadunam com a imagem turística que se quer para a Vila, avançando ainda que a antiga Escola Básica do Facho vai acolher o futuro Museu do Sargaço e que o Município vai apoiar a aquisição de um novo autocarro para Apúlia, atendendo assim à reivindicação da União das Freguesias de Apúlia e Fão.
Aos presentes, o Presidente da Câmara Municipal afiançou que, dentro das suas competências e possibilidades, o Município tem vindo a apoiar as coletividades e as entidades de Apúlia, sem olhar à cor partidária da Junta da União de Freguesias, mostrando que sabe “respeitar as escolhas da população”. Terminou a sua intervenção, reafirmando total disponibilidade para continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do concelho e da melhoria da qualidade de vida das populações, e felicitou o Grupo Desportivo de Apúlia pelo 49.º aniversário.
Um “presente antecipado” para a Vila de Apúlia, que para a semana comemora 29 anos, foi deste modo que o Presidente da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão traduziu o anunciado apoio do Município para a beneficiação das instalações desportivas do GDA. Luís Peixoto expressou a sua satisfação pela melhoria que se perspetiva para o clube e manifestou o desejo de que o equipamento venha a servir todos os lugares de Apúlia. Manifestou também apreço pelo trabalho que a Comissão Administrativa tem vindo a desenvolver e que permitiu alavancar de novo o clube, com o mérito de contribuir para o fomento da prática desportiva desde os mais pequenos até aos veteranos, bem como o seu contributo para a formação de cidadãos. A terminar, felicitou o clube pela comemoração de mais um aniversário.
Em representação da Comissão Administrativa do GDA, Fernando Soares afirmou estar perante “um dia histórico, em que o Grupo Desportivo de Apúlia renasce e se projeta para o futuro”, sustentado numa “parceria fundamental”. Deixou, por isso, agradecimentos ao Município e ao Presidente Benjamim Pereira pela confiança depositada na Comissão Administrativa. Lembrando as muitas dificuldades que tiveram que ultrapassar para reerguer o clube, Fernando Soares referiu que, a nível desportivo, o GDA conta com 140 atletas em vários escalões e que a perspetiva é para continuar a crescer. Como exemplo da dinâmica em curso revelou que, em maio, o Grupo Desportivo de Apúlia vai organizar um Torneio Internacional de Futebol, e assegurou que quando possuir melhores infraestruturas outras iniciativas surgirão. Com votos de que o 50.º aniversário seja festejado com instalações mais dignas, deixou um conjunto de agradecimentos a todos quantos contribuíram para reativar o GDA.
A Associação de Futebol de Braga fez-se representar por José Amorim, que felicitou o Grupo Desportivo de Apúlia pelo aniversário e se congratulou com a anunciada melhoria das suas infraestruturas desportivas.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836