ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 9 de junho de 2016

Feira da Adoção Animal

Município de Esposende vai promover Feira da Adoção Animal 
19 de junho – Zona Ribeirinha de Esposende
No âmbito do Projeto Municipal de Dignificação dos Animais, o Município de Esposende, em colaboração com o Canil Intermunicipal, vai promover a segunda edição da Feira da Adoção Animal, que decorrerá na manhã do próximo dia 19, na Zona Ribeirinha de Esposende.
A iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a população para a adoção de animais recolhidos da rua, proporcionando-lhe um lar e prestando-lhe os cuidados devidos, sendo que tanto cães como gatos foram previamente vacinados, microchipados e, ainda, castrados.
Em 2015 verificou-se, face ao ano anterior, um aumento de mais de 50% no número de adoções por parte de particulares. Pretende-se, pois, que as famílias deem continuidade à prática da adoção, visitando o Canil Intermunicipal, onde tratadores e médicos veterinários estarão disponíveis para as ajudar numa tomada de decisão.
A Feira de Adoção constitui uma de várias iniciativas do Projeto Municipal de Dignificação dos Animais orientadas para a consciencialização de que a solução para os animais de rua só é possível através de um esforço conjunto que passa por nunca abandonar um animal, castrar para evitar crias indesejáveis, adotar e valorizar o cão sem raça definida.
Neste contexto, e como noutras áreas, o Município aposta também na sensibilização dos mais novos, proporcionando, durante os meses de maio e junho, visitas ao Canil Intermunicipal, para os alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e as crianças dos Jardins-de-Infância do concelho. Para além de conhecerem as instalações e os animais alojados, bem como o funcionamento do Canil, as crianças são sensibilizadas para os cuidados a ter com os animais de companhia.

Considerando que os animais têm um papel essencial na vida em sociedade, o Município de Esposende associa-se à sua dignificação, na criação de melhores condições de vida para os mesmos, sempre que possível, e na implementação de medidas para sua proteção, como são a sensibilização e informação da comunidade.