ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O Glorioso E.S.C. / A.D.E. perdeu, hoje, um dos seus maiores simpatizantes.

 
Hoje, como em tantas outras vezes, fomos surpreendidos com mais uma triste notícia.
Deixou-nos um bom Amigo, de longa data, um homem estimado, respeitado e íntegro.
Celestino Alves Morgado tinha 90 anos de idade, era sapateiro de profissão e residia no Lugar de Góios, Marinhas.
Na minha infância, quando frequentava o velho Campo Padre Sá Pereira, onde todos os jogadores eram meus ídolos, habituei-me a ver o Sr. Celestino, sempre junto do balneário, assistindo aos jogos do E.S.C., era infalível, quer fizesse sol ou chuva, lá estava sempre na sua velhinha motorizada, marcando presença.
Era o seu lugar predilecto, embora nos últimos tempos por motivos de saúde, lhe era reservada uma cadeira, isto ao longo de décadas.

Recentemente, numa visita que fiz ao  seu pequeno local de trabalho, vem pertinho da Capelinha do S. Roque, tive oportunidade de recordar com ele, velhos tempos e velhas "estórias" do Glorioso E.S.C..
Era com grande entusiasmo e paixão que falava de: Samuel, Farol, Jaime, Miquelino, Rendido, Laguna, Amâncio, Sotero, Pires, M. Rex(meu irmão), Carvalho, Chino, Saganito, etc., etc., dos Dirigentes Porfírio (não havia igual), irmãos Vilarinhos, João e Augusto, J. Braga, F. Areias, Dr. J. Paulo, etc., etc....
Dos grandes jogos, da 3ª Divisão Nacional, com o Chaves, Vila Real, Gil Vicente (sempre muito disputado), Vianense, Arcos de Valdevez, Riopele, etc., etc....
Questionei-o, sendo natural de Marinhas (Góios), o porquê de tanta paixão e dedicação ao E.S.C..
Dizia-me ele, isto já dura há muitos anos, décadas, ainda não havia equipas de Futebol no concelho, vem dos anos 40/50, gostava muito de Futebol e lá conquistei muitos e bons amigos, que ainda hoje os conservo, fui desde sempre muito respeitado.
Os seus olhos brilhavam, o seu sorriso transbordava de alegria e simplicidade, irradiava felicidade por todos os poros.
Olhava para ele e meditava, mas que memória privilegiada, que facilidade de recordar o passado, com tanta paixão, amor e bairrismo, mas que grande exemplo!

Dizia-me ter dois amores desportivos o E.S.C. / A.D.E. e o Sporting C.P., era visível no seu pequeno local de trabalho crivado de posters do S.C.P.
Hoje é uma saudade. Vai ser com muita nostalgia que, quando entrar de novo no Padre Sá Pereira, vou olhar para o cantinho do costume e lá vai faltar alguém, que desde sempre me habituei a ver ao longo de décadas. Vai ser um vazio enorme,  difícil de preencher, na certeza, porém, que o Sr. Celestino vai estar lá sempre, e para sempre, como do costume, no seu cantinho, porque os Homens Bons permanecerão para sempre gravados na nossa memória.
Hoje, as nuvens que pairam na encosta do monte de Faro estão mais cinzentas e carregadas, o velhinho e encantador lugar de Góios perdeu uma referência, perdeu um Homem de verdade.
"Os amigos só morrem, quando forem esquecidos."
A lei da vida não tem revogação possível, temos que a aceitar, embora com a fé que um dia haja probabilidade de nos encontrar. Não será no seu belo e encantado lugar de Góios, será noutro lugar, com as nuvens menos carregadas e o sol a brilhar, e então, vamos ao nosso arquivo de memórias, com mais calma e  tranquilidade e recordamos a sempre linda e bela História do nosso eterno Glorioso. 
Esta é a minha simples Homenagem a um Homem que viveu e morreu sempre simples, a um exemplar chefe de Família.
À Família enlutada, especialmente aos seus Filhos, as minhas sentidas condolências.

a.pinto