ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Câmara Municipal de Esposende e Junta de Freguesia de Marinhas estabelecem parceria para a gestão da Casa das Marinhas




Câmara Municipal de Esposende e Junta de Freguesia de Marinhas estabelecem parceria para a gestão da Casa das Marinhas

A Câmara Municipal de Esposende estabeleceu um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Marinhas, com vista à promoção, protecção e dinamização da Casa das Marinhas, recentemente transformada em Casa-Museu Viana de Lima.

Classificada como Monumento de Interesse Público, a Casa das Marinhas pertenceu e foi projectada pelo arquitecto esposendense Viana de Lima, tendo sido construída em 1954. Este “solar dos tempos modernos” foi concebido a partir de um velho moinho, a cuja construção de raiz Viana de Lima adicionou as novas dinâmicas das tendências de então.


O imóvel foi adquirido pela Autarquia em 2010 e, após obras de beneficiação, abriu portas ao público, no passado dia 14 de Junho. Dado o inegável interesse público em mantê-lo acessível à comunidade, a Câmara Municipal entendeu estabelecer parceria com a Junta de Freguesia de Marinhas para a sua dinamização, assegurando também a sua preservação.

Assim, a Junta de Freguesia fica responsável pela manutenção do edifício e dos espaços exteriores e assegura a abertura da Casa-Museu de terça-feira a domingo (nos dias úteis 3 horas por dia e ao fim de semana 6 horas) e nas visitas por marcação, mediante a comparticipação financeira mensal de 125 euros.

Deste modo, o Município garante o acesso a este imóvel de elevado valor arquitectónico e a sua dinamização e preservação.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME


Nenhum comentário:

Postar um comentário