ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Câmara Municipal reivindica Parque Natural do Litoral de Esposende

  
Câmara Municipal reivindica Parque Natural do Litoral de Esposende

A Câmara Municipal de Esposende decidiu propor ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território a alteração da designação do Parque Natural do Litoral Norte para Parque Natural do Litoral de Esposende.

A proposta foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo, e é sustentada com o facto de o Parque Natural do Litoral Norte nunca ter alargado os seus limites aos concelhos de Viana do Castelo e da Póvoa de Varzim, como pressupunha a alteração da designação da então Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende para Parque Natural do Litoral Norte.

Considerando que o alargamento nunca foi concretizado, não só por falta de iniciativa da tutela, mas também porque os municípios vizinhos nunca aceitaram tal solução, a Câmara Municipal de Esposende considera ser de inteira justiça para com o concelho e a sua população que seja alterada a designação para Parque Natural do Litoral de Esposende, contribuindo para a promoção do concelho.


A Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende foi criada em 1987, ocupando uma área de 440 hectares, numa distância aproximada de 18 quilómetros ao longo de toda a orla litoral do concelho. No decurso dos estudos para a elaboração do plano de ordenamento da Área de Paisagem Protegida, confirmou-se na zona costeira contígua a existência de valores naturais, pelo que se justificava a alteração dos respectivos limites, alargando-os aos concelhos de Viana do Castelo e da Póvoa de Varzim. Em Julho de 2005, a Área de Paisagem Protegida adquire, então, o estatuto de Parque Natural, mas os seus limites nunca se alteraram, confinando-se unicamente ao território do Município de Esposende. A Autarquia considera, por isso, que o Parque deverá designar-se Parque Natural do Litoral de Esposende.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário