ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


Vídeos de Luís Eiras – esposendealtruista.blogspot.com.br

MENSAGENS POPULARES

PAULO GONÇALVES

V.D.J.

 Nº 41- "VOZ DESPORTIVA DO JANDIRINHA"
22-03-2015

Pró-Nacional - Jornada nº 27

Celeirós 1 Marinhas 1
  
Divisão de Honra da A. F. Braga-
jornada 23
 Resultados:
Esposende   1  S.C.Cabreiros 1
Martim.......    2 Forjães........... 3
Carreira.....    1 Vila Chã.......... 0
Marca........ .   2 Tadim............. 2
Prado.........    3 Viatodos....... ..0
Pousa........    2 Roriz ...............1
S. Veríssimo  1 Dumiense....... 2
Ág. Alvelos... 1 Soarense........ 1


Classificação parcial:
1º Forjães......59 pontos    (54-11)
2º Prado ........50      "         (41-15)
3º  Dumiense 44      "         (40-27)

( .... )

7º Esposende.39  pontos (38-27)
8º Vila Chã.......31       "      (26-22)

Juniores-
1ª Divisão da AFB- Jornada 22
Santa Maria B 1 Esposende 0
Próxima  jornada:
Esposende-Arentim

Juvenis:
2ª Divisão da AFB-jornada 22
Esposende 2 A.M.S. Paio 0
Próxima jornada:
Marinhas- Esposende

Iniciados:
1ª Divisão da AFB-jornada 20
Esposende A 3 Merelinense 0
Próximo jornada:
Vilaverdense - Esposende A

Iniciados:
2ª Divisão da AFB-jornada 22
Esposende 5 Fão 1
Próxima jornada: Arentim-Esposende


Infantis Fut. 11:
jornada 18
Marinhas 3 Esposende 1
Esposende foi campeão de série.
Os nossos parabéns.

Infantis-fut. 7:
Jornada 19
Marca 4 Esposende 0


Benjamins:
Jornada 19- série A:
Marca 0 Esposende A 3

Benjamins_
Jornada 19-série B-
Viatodos 0  Esposende B 1

  

  A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, comemorou, neste domingo, dia 22 de março a bonita" idade" de 124 anos e "a caminho dos 125 anos"  e, como não poderia deixar de ser,  V.D.J.-CMLB-, por mera curiosidade, na pessoa de Carlos. M. L. Barros, dirigente da A.H.B.V.E.- não poderia deixar de fazer referência aos nossos valorosos "soldados da Paz" e apresentamos, desde já, os nossos parabéns pelo seu aniversário e pelo "requintado e bem organizado programa" de festividades que, culminou, num jantar no Hotel Suave-Mar, em Esposende, no dia vinte e dois, domingo.
  Valeu a pena ter assistido ao Concerto Comemorativo, no dia 21 de março, no Auditório Municipal de Esposende e a Orquestra de Sopros e Coro Masculino "À Banda da Associação dos Bombeiros V. De Esposende S. Paio de Antas” que deslumbrou a plateia que assistia a este espetáculo musical.
  Com esta excelente iniciativa cultural, com maravilhosos executantes, só pode redundar em "Êxito Pleno", como foi neste caso, com a "casa cheia"...
   São os nossos bombeiros que estão sempre presentes aos jogos da ADE, de uma forma voluntária e gratuita, prestando apoio aos jogadores, em especial, e à assistência, de uma maneira geral.

 V.D.J.- 22-03-2015
  Carlos Manuel de Lima Barros






41- "Voz Desportiva do Jandirinha" -
jornada 23
22-03-2015
A. D. Esposende 1 S.C. Cabreiros 1 
   O Esposende,  recebeu, no seu bonito Estádio, Padre Sá Pereira, o Cabreiros e empatou  um a um , depois de estar a perder por uma bola a zero, logo no início do jogo, com o avançado do Cabreiros Jonas, a aproveitar uma desatenção geral do setor defensivo do Esposende.
    Numa "jogada aérea", o defesa central Serra, filho do meu grande amigo e "fadista" Alfredinho, empatou o jogo, num cabeceamento certeiro, sem hipóteses para o guarda-redes da equipa adversária.
    Na segunda parte, o Esposende dominou territorialmente o desafio mas, foi inoperante em termos ofensivos, e teve oportunidades para "matar o jogo", na parte final do encontro, com bons ensejos para  marcar.
      O jogo, fez-me lembrar um dérbi Benfica-Sporting já que as camisolas eram semelhantes a estes clubes de Lisboa... Os meus amigos António Pinto e Fernando Rites, dois Sportinguistas que muito respeito, gostariam de ver este dérbi especial... Com o Carlinhos ao lado, torcendo pelas "águias"...
         Sobre a arbitragem apenas duas palavras: Não comento.
Nota:
"Tachi" antigo jogador da ADE, um avançado rápido, como um "relâmpago" e corria mais que a bola contudo, marcava muitos golos... Aqui esteve presente, perto da lota de Esposende, cumprimentando os amigos e com o Tachi, não há tristezas....




       V.D.J.-22-03-2015
       Carlos M. L. Barros

Por A. Pinto

Glorioso Esposende Sport Club:
Época 1954/1955
Em pé(da esquerda para a direita):
1.Jaime, 2. Monteiro(de Fão), 3.Samuel, 4.Pires(de Góios), 5.João Café, 6. Farol, guarda-redes,  e 7.Pinheiro Borda (de Fão), treinador.
Agachados(da esquerda para a direita):
8.Réquété (de Fão), 9.Manuel Losa, 10.Pilar, 11. J. Tamanqueiro, e 12. Joaquim(Quim) Cruz.
Quando menos se espera eis que surge a triste noticia.
Faleceu hoje com 80 anos de idade Manuel Laurentino Losa de Faria, mais uma velha Glória do E.S.C.
Sabemos que a morte é uma certeza difícil de conviver.
Há momentos que não sabemos por onde ir e o que fazer, mas também sabemos, que esta vida é uma passagem, nem sempre fácil de aceitar, por isso acreditamos num encontro no futuro.
Manuel Losa  fez parte de uma geração de ouro do E.S.C., da década de 1950, que se notabilizou pela sua irreverência, pela sua juventude e pela qualidade do seu futebol. Praticado de forma magistral, acompanhado de arte e magia, que só os predestinados o sabem fazer, e a prova disso é que alguns voaram mais alto, e outros não o fizeram porque não quiseram.
Disputava-se nessas épocas os Regionais da A.F. de Braga, em que os primeiros classificados, eram promovidos automaticamente à III Divisão Nacional, faziam parte Clubes como  Gil Vicente, Famalicão, Vianense, Riopele, Monção, Fafe, (Sporting e Futebol Club) Arcos Valdevez, etc., etc.,...
Era na ocasião o único Club do concelho, por conseguinte Esposende vivia intensamente o futebol, com casas quase sempre cheias..
Lembro-me perfeitamente de uma digressão do América Futebol Club do R.J.- Brasil de(Leónidas Mão de Pilão, internacionais, etc. ,etc,...) fez pela Europa, no norte escolheram o Hotel Ofir, como quartel general, pois um dos principais Dirigentes era o Fangueiro Artur Sobral.
Realizaram um treino no Padre Sá Pereira-Esposende, num domingo de manhã, misturando jogadores do E.S.C. e do América. Manuel Losa fez um exibição de tal ordem, que no final o mister do América, nosso bem conhecido Otto Glória, abordou M. Losa dizendo-lhe: "Menino quer ir comigo pró Brasil", era isto o potencial de M. Losa.
Como também me lembro de um jogo realizado nas Taipas, em que eu tive o privilégio de ser colega de M. Losa, jogo ganho pelo E.S.C. 4-2,
após termos sofrido um golo, logo no pontapé de saída, M.Losa arrancou com a bola, passou por toda a "gente", incluindo o G. Redes, parando só, dentro da baliza, habilidade a rodos... era ou não era um génio.
Também queria referenciar que esta equipa está de braçadeira preta, homenageando, precisamente, pela morte do Pai de Manuel Losa.
Os jogadores com cabelo raspado andavam na tropa.
Amigo e companheiro Manel, com certeza um dia destes, não será no Sá Pereira, será noutro campo, vamos relembrar as tuas grandes exibições ao serviço do Glorioso E.S.C., jamais esquecidas....
À Família enlutada, especialmente sua esposa D. Tininha Torres e restante Família, as minhas condolências.
Até já Manel.
A.   Pinto