ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 24 de abril de 2010

2000 inscritos

8.º Encontro Luso-galaico de BTT regista número recorde de participantes
Superou as melhores expectativas, com cerca de 2000 mil inscritos, a adesão ao 8.º Encontro Luso-galaico de BTT, que decorre entre hoje e domingo, numa organização da Câmara Municipal de Esposende e da Esposende 2000, em colaboração com várias associações concelhias.
Como novidades, esta edição propõe novos percursos para a Maratona e Passeio Júnior, com travessia do rio Cávado através de uma ponte amovível em canoas, na Barca do Lago, o concurso BIT – Bicicletas Incrivelmente Transformadas, e a tenda gastronómica, onde diversas associações do concelho proporcionarão um espaço de alimentação e, simultaneamente, de convívio e de animação musical. Este evento procura, pois, conciliar, através de um programa diversificado, a prática desportiva com a gastronomia, o ambiente e o património arqueológico, realçando o significado do slogan "Esposende, um Privilégio da Natureza".

O programa deste 8.º Encontro luso-galaico inicia-se hoje, pelas 19h00, com a abertura da Tenda Gastronómica, no Largo do Mercado, sendo que a Festa de Recepção aos participantes decorre a partir das 22h00, no mesmo espaço.
Amanhã, às 10h00, é dada a partida do Passeio Júnior e, meia hora depois, tem lugar a abertura do Fun Park, um espaço de animação direccionado para crianças, que funcionará ao longo do fim-de-semana e que contará com vários ateliers de animação com insufláveis, parede de escalada, slide, pinturas faciais, entre outras actividades.
A Prova de Ciclismo em Contra-Relógio decorrerá a partir das 14h30, na Avenida Marginal, em circuito fechado, com a participação de 14 equipas de 10 elementos cada, atletas de ciclismo que praticam a modalidade com regularidade.
Para o último dia do evento está reservada a principal prova do programa desportivo, a Maratona, na qual estão inscritos cerca de 2000 participantes. Trata-se de um passeio com uma extensão de 80 quilómetros que apresenta um nível elevado de dificuldade, sendo que os participantes poderão optar pela realização da Meia Maratona, com uma extensão de 40 quilómetros. É um passeio onde os praticantes mais experientes terão oportunidade de superar o limite das suas capacidades, não deixando, contudo, de usufruir das magníficas paisagens proporcionadas pelos trilhos propostos.
A encerrar esta edição do Encontro Luso-galaico de BTT, realiza-se, a partir das 16h00, na Avenida Marginal, o Passeio BIT, um concurso que apela à criatividade dos participantes, onde a bicicleta poderá ser também um conceito de arte, seguindo uma lógica inovadora e original. O objectivo é sensibilizar a população para os benefícios do uso da bicicleta, quer em termos de saúde, quer em termos ambientais.

Para acautelar a segurança da prova estará no terreno uma vasta equipa, constituída por elementos da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão, Cruz Vermelha Portuguesa e Instituto de Socorros a Náufragos/Estação Salva Vidas de Esposende. No apoio à prova estarão 10 rádio-amadores e cerca de 300 voluntários das associações do concelho.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário