quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Médicos de Saúde Pública da Zona Norte reunidos em Esposende

Esposende acolheu hoje, dia 31 de outubro, a 7.ª Reunião do Internato Médico de Saúde Pública da Zona Norte. “Integração de Cuidados: Governança e Controlo de Infeção” foi o tema debatido, devido à crescente importância do controlo da infeção, um dos pilares essenciais para a segurança e qualidade dos cuidados, principalmente agora com a integração das unidades de saúde públicas nas novas Unidades Locais de Saúde (ULS).

A infeção associada a cuidados de saúde é um reconhecido problema com repercussões globais, quer devido ao agravamento do estado de saúde, quer ao aumento do tempo de internamento. Isso contraria a melhoria da qualidade de vida da população, aspeto que a Câmara Municipal de Esposende elegeu como prioritário sobretudo após ter assumido diversas responsabilidades no domínio da Saúde, por via da transferência de Competências no domínio da Saúde (Decreto-Lei n.º 23/2019, 30 de janeiro), sendo a promoção da Saúde Pública uma delas.

“A Equipa” dá pontapé de saída do 14.º Encontro de Teatros de Esposende

Apresentação acontece dia 2 de novembro às 21h30, 

no Auditório Municipal de Esposende

“A Equipa”, protagonizada por Rui M. Silva, é a peça que abre, no próximo sábado, 2 de novembro, o 14.º Encontro de Teatros (ET), que o Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado (GATERC) leva a efeito, este mês, com o apoio do Município de Esposende.

A apresentação está marcada para as 21h30, no Auditório Municipal de Esposende e marca o arranque deste evento, que se consolidou ao longo dos anos como um marco cultural no concelho.

“A Equipa” é um elogio a um grupo de jovens, jogadores de basquetebol, que trabalharam arduamente para se superarem e que criaram, através dos valores do desporto de equipa, uma organização social. No decorrer do seu crescimento, vivido entre emoções de vitória e derrota, são confrontados com a perda de um dos seus, uma perda absolutamente marcante para todos eles e para a cidade, que foi definidora dos homens em que se viriam a tornar. Num texto original de Afonso Cruz, a partir de relatos reais e da memória guardada por indivíduos oriundos de Ovar, “A Equipa” é uma ode à vida, sem lugar nem tempo. A peça leva o público a refletir sobre valores como a amizade e a entreajuda, mas também sobre a competitividade e a ambição, celebrando as vitórias com a consciência da pior das derrotas: a perda de alguém. Este espetáculo resulta de uma coprodução com o Centro de Arte de Ovar / Câmara Municipal de Ovar.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Cinco clubes de Esposende distinguidos pelo seu papel formador

A Associação de Futebol de Braga distinguiu 93 clubes, com certificados e placas, alusivos ao processo de certificação da época 2023/24, abrangendo cinco clubes do concelho de Esposende. A cerimónia decorreu em Guimarães e foi presidida pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, contando com a presença do vereador do Desporto do Município de Esposende, Mário Rui Losa.

Naquela que foi a cerimónia de reconhecimento do esforço e dedicação de todos os que seguiram o processo de certificação, conscientes da sua importância para a valorização e evolução do futebol português, o Município de Esposende voltou a evidenciar-se, assumindo um papel formativo relevante no contexto regional e nacional.

Esposende participou no Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

 

Iniciativa decorreu em Braga e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa

A Vereadora do Educação da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar, participou no Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que decorreu, no passado dia 25 de outubro, no Teatro da Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, subordinado à temática “A Brincar a brincar…”.

Este encontro, que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, constituiu uma oportunidade para as Cidades Educadoras partilharem boas práticas e apresentarem os seus projetos. No arranque do Encontro, foi apresentado o “Espaço Brincar: oportunidades e abordagens”, seguindo-se o painel “A brincadeira e o erro na Educação e no futuro das crianças”, que contou com as intervenções de Beatriz Vasconcelos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Montessori, de Narciso Moreira, Fundador da Betweien Edições, e de Graça Moura, Diretora do Agrupamento de Escolas André Soares, de Braga.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Município de Esposende pretende alargar benefícios sociais a voluntários

Durante a cerimónia de tomada de possa da direção da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que decorreu no passado dia 26 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, anunciou o alargamento da concessão de benefícios sociais e a vontade de incluir os voluntários da Cruz Vermelha de Marinhas.

Guilherme Emílio destacou a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários e, como sinal desse reconhecimento, procurar, “por via da revisão e atualização do ‘Regulamento de Concessão de Benefícios Sociais aos Cidadãos Voluntários em Corpos de Bombeiros do Município de Esposende’, que se encontra em fase de atualização, passar a integrar outros Voluntários, como é o caso dos Voluntários da Cruz Vermelha de Marinhas”.

Relembrando a ação dos voluntários durante a pandemia, o autarca adiantou: “Nesse período, como em outros, foi nos agentes de proteção civil e nas instituições sociais que o Município se apoiou para ajudar as comunidades a enfrentarem o isolamento, os problemas de saúde e as dificuldades socioeconómicas”, destacou Guilherme Emílio.

domingo, 27 de outubro de 2024

Estratégia Transnacional de Luta contra a cortaderia reuniu técnicos em Esposende

 Workshop permitiu troca de conhecimentos e experiências

Esposende acolheu, no passado dia 22 de outubro, o workshop “Estratégia Transnacional de Luta contra a cortaderia”. O evento, que decorreu no Centro de Educação Ambiental, teve como destinatários técnicos e operacionais de diferentes departamentos, nomeadamente Ambiente, Espaços Verdes, Associações Florestais, Gestores de Baldios e outros com interesse na temática, e possibilitou a troca de conhecimentos e experiências no controlo de espécies invasoras, em particular a cortaderia.

Na abertura da sessão, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano, que detém a área funcional das Florestas, referenciou Esposende como “um concelho conhecido por vários pontos fortes incluindo o seu rico património natural, onde as espécies exóticas invasoras são uma séria ameaça a todo este equilíbrio”, pelo que “a autarquia tem estado sempre atenta e mantido uma atitude pró-ativa relativamente a esta problemática”.

sábado, 26 de outubro de 2024

Tradicional corrida de Ano Novo marca início do calendário desportivode Esposende

Encontram-se oficialmente abertas as inscrições para a VII Corrida de Ano Novo de Esposende que se realiza a 11 de janeiro. Marcando o início do calendário desportivo de Esposende, para o ano de 2025, o programa da Corrida de Ano Novo conta comuma Kids Run, uma caminhada de oito quilómetros e uma corrida de dez quilómetros de extensão.

A Kids Run é uma prova direcionada para os mais jovens, que será disputada tendo em consideração os escalões etários. Assim, os Benjamins (nascidos entre 2014 e 2016) terão um percurso de 800 metros; os Infantis (2012 – 2013), os Iniciados (2010 – 2011) e os juvenis (2008 – 2009) vão percorrer 1609 metros.

As provas terão a partida e a meta instaladas no Largo Rodrigues Sampaio, iniciando-se o programa às 15h45, com o controlo zero para a Kids Run e só encerra às 20h30, após o controlo de tempos e a cerimónia de entrega de prémios.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Município avança com obras na Escola Básica de Esposende

O Município de Esposende vai avançar com obras na Escola Básica de Esposende, no valor global de 65 mil euros e que contribuirão para a melhoria significativa das condições da comunidade educativa que frequenta aquele estabelecimento de ensino.

As obras previstas contemplam a melhoria da fachada,ampliando as zonas pavimentadas e revestindo, com relva artificial, as zonas envolventes de maior utilização. Será removido o revestimento existente na fachada e aplicado um sistema de isolamento térmico pelo exterior. No exterior serão colocados bancos e relva sintética, o saibro será substituído por terra vegetal e os campos de jogos serão pintados.

“Recordar, recordando”…

 

O Esposende -  ADE - na próxima 8ª jornada irá ter uma deslocação muito difícil ao reduto do CDRC Rendufe F.C. , é sempre bom recordar que no dia 24 de fevereiro, na  época desportiva de 2023/24 , o Esposende venceu  este seu adversário, no Estádio padre Sá Pereira,  por 2-0 com golos de Junio e André Cascalheira.

Na primeira volta a ADE, como visitante, derrotou esta equipa por uns claros 3-0 e esperemos que no próximo jogo, os nossos atletas esposendenses, façam um resultado positivo e amealhe os tão almejados 3 pontos.

A história desportiva não ganha jogos mas, estas referências positivas fornecem motivaçãoao atletas e dirigentes.

 VDJ

C.M.L.B.

 

Encontro de Teatros leva quatro espetáculos ao Auditório Municipal em novembro

 

Evento apoiado pelo Município de Esposende vai ter lugar aos sábados à noite, nos dias 2, 9, 16 e 23 do próximo mês.

No próximo mês de novembro, o teatro assume protagonismo na dinâmica cultural de Esposende. Entre os dias 2 e 23, o Auditório Municipal de Esposende acolhe o 14.º Encontro de Teatros (ET), promovido pelo Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado (GATERC), com o apoio do Município de Esposende.

Este evento, que se consolidou ao longo dos anos como um marco cultural no concelho, apresenta uma programação rica e diversificada, que promete envolver o público através de várias formas de expressão teatral e que irá deliciar os amantes de teatro ao longo de quatro sábados a partir das 21h30.

Na abertura, no dia 2 de novembro, sobe ao palco Rui M. Silva, com a peça “A Equipa”, baseada num texto original de Afonso Cruz. O espetáculo é uma ode à vida e aos valores do desporto coletivo, narrando a história de um grupo de jovens jogadores de basquetebol que enfrentam a perda de um dos seus membros. Num ambiente de superação, amizade e entreajuda, a peça convida o público a refletir sobre a dor da perda e os laços que se formam no caminho para o crescimento pessoal.

START Esposende promoveu visita à empresa HATA

A START Esposende promoveu uma visita à empresa têxtil HATA, sediada em Vila Chã, no âmbito do Business Tour, iniciativa que visa promover a aproximação do tecido empresarial à comunidade local. Este evento tem como objetivo promover o espírito empreendedor, fortalecendo as relações entre empresas, fomentando a colaboração entre diferentes setores.

A segunda edição da START Business Tour, iniciativa promovida pelo Município de Esposende através da START Esposende, ofereceu aos participantes uma oportunidade única de conhecer de perto a HATA, uma empresa de referência na produção de malhas sediada na freguesia de Vila Chã. O evento consolidou a missão da START Business Tour em aproximar o tecido empresarial da comunidade, fomentando o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade.

Campeonato Concelhio de Futebol Infantil 2024/2025 arranca domingo em Apúlia

 

Jornada inaugural decorre no Campo dos Sargaceiros, a partir das 9h00

O Campo dos Sargaceiros, em Apúlia, acolhe no próximo domingo, dia 27 de outubro, a 1.ª jornada do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil 2024/2025. Promovida pelo Município de Esposende, a competição vai mobilizar, nesta época, aproximadamente 700 atletas, dos 4 aos 12 anos de idade, nos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis.

Ao todo, participarão 44 equipas de clubes e associações desportivas do concelho, nomeadamente Antas Futebol Clube, ADRC Fonte Boa, Grupo Desportivo de Apúlia, Clube de Futebol de Fão, Forjães Sport Club, Desportivo Recreativo Estrelas Faro, Gandra Futebol Clube, Associação Desportiva de Esposende, Futebol Clube de Marinhas e União Desportiva de Vila Chã.

Esposende marca presença no Salão Internacional de Turismo Gastronómico

Integrado na estratégia de promoção do concelho, o Município de Esposende vai marcar presença no “Xantar”, Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro, em Ourense, Galiza, Espanha.

Esta será a 25.ª edição daquela que é a única Feira Internacional de Turismo gastronómico acreditada na Península Ibérica. Durante os quatro dias em que decorre este certame, o Município de Esposende apostará na promoção do território, da sua cultura e tradições, assim como da sua gastronomia e produtos endógenos,aproveitando para a divulgação de outras temáticas como o "Caminho Português da Costa" para Santiago de Compostela, e a riqueza natural e cultural que o concelho encerra.

Esta é mais uma excelente oportunidade para reforçar a visibilidade de Esposende como destino turístico, procurando conquistar novos visitantes, sobretudo na época baixa, como forma de atenuar as desvantagens da sazonalidade.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

“Voz Desportiva do Jandirinha"

 Divisão de Honra – A.F.B.

 Série A - 7ª Jornada

 2024/2025

A.D. Esposende 1  Águias de Alvelos 1

Um empate agridoce…

 O Esposende, no seu próprio estádio, desperdiçou dois preciosos pontos, consentindo um empate, perante o Águias de Alvelos, uma equipa que está a fazer um campeonato muito regular e interessante, ocupando, neste momento, o 3º lugar com 14 pontos, a um ponto do líder Ucha, que nesta jornada, sofreu um desaire inesperado, no seu próprio estádio, com o ACR Guilhofrei por 2-1.

 O Esposende abriu o ativo fazendo o 1-0, tendo o Águias de Alvelos empatado, na marcação de uma penalidade e já na segunda parte a ADE falhou a marcação de uma penalidade por Gui- Guilherme- que atirou o esférico para fora, o que poderia ser, caso concretizasse, o golo da vitória. Como diz o povo que no “aproveitar é que está o ganho” e aqui este adágio popular tem a sua aplicação em pleno.

"ENSAIO URBANO: ESPOSENDE DE VILA A CIDADE - PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO."


quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Em Meio ao Caos

Há pouco tempo, reencontrei um velho condiscípulo, recém-regressado à sua terra após longos anos de ausência. O seu regresso, contudo, não lhe trouxe o conforto que outrora imaginara. Contou-me, em poucas palavras, os factos que passo a relatar.


Voltara ao país já marcado pelo tempo, trazendo consigo o peso das recordações de uma vida e a esperança de quem, mesmo tarde, precisava recomeçar para sobreviver. Mas o que o esperava era um país que, embora familiar nos contornos, lhe parecia estrangeiro. As ruas, algumas com outros nomes, mantinham o eco distante da infância; o rio e o mar, que sempre o acompanharam, permaneciam, mas as gentes eram outras.

O seu sotaque, ligeiramente diferente, depressa se tornou motivo de piada e críticas. A sua forma de falar e de escrever, que antes fluía naturalmente, agora soava estranha, inadequada aos ouvidos moldados pelas tradições. Era como se o tempo, em vez de preservar, tivesse esbatido o seu sentido de pertença.

Rede Municipal de Psicologia de Esposendepromoveu ação sobre Multiculturalidade

A ReMPsi – Rede Municipal de Psicologia de Esposende, assinalou hoje, quinta-feira, o seu 2º aniversário, promovendo uma ação sobre Multiculturalidade – desafios e oportunidades, no Fórum Rodrigues Sampaio.

A vereadora com a área funcional da Saúde, Alexandra Vilar, enalteceu o trabalho desenvolvido, ao longo dos dois anos de existência, da Rede Municipal de Psicologia de Esposende (ReMPsi). Durante a ação de capacitação técnica que envolveu os 30 profissionais que integram a rede, foram debatidos aspetos ligados à Psicologia, atendendo à importância dos novos círculos migratórios.

Município de Esposende atribui apoios financeiros a rondar os 95.500 euros

O Município de Esposende vai atribuir um conjunto de apoios financeiros a instituições e freguesias do concelho, no valor global de 95.454,64 euros, conforme propostas aprovadas, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

Deste montante, 77.800 euros destinam-se a financiar a aquisição de dois miniautocarros adaptados para o transporte escolar para a Zendensino – Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, entidade que que detém a Escola de Música de Esposende e a Escola Profissional de Esposende. A verba corresponde a 50% do valor total, em consonância com a política de apoio municipal às instituições para aquisição de viaturas. Esta aquisição visa suprir uma necessidade urgente, dado que as atuais viaturas da Zendensino de transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos estão prestes a ter as suas licenças suspensas por limite de idade, ou seja, 16 anos como estipulado por lei.

Dia Mundial da Alimentação lembra projetos municipais que promovem segurança alimentar e combatem o desperdício

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra esta quarta-feira, o Município de Esposende desenvolveu uma ação de sensibilização, junto da comunidade escolar, alertando para os benefícios associados à adoção de hábitos alimentares saudáveis. Esposende tem diversos projetos que visam a segurança alimentar e avança para a sensibilização da população para o combate ao desperdício alimentar, apelando ao consumo sustentável dos alimentos.

Também para marcar este dia, será exibida, em todas as escolas do concelho, uma comédia musical infantojuvenil, com o intuito de mobilizar crianças, pais e professores para a adoção de um estilo de vida saudável e de bons comportamentos sociais, promovendo a mudança de hábitos alimentares e adotando a prática de exercício físico na sua rotina.

"ENSAIO URBANO: ESPOSENDE DE VILA A CIDADE - PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO."


terça-feira, 15 de outubro de 2024

“Voz Desportiva do Jandirinha”

 Divisão de Honra – A.F.B.

  Série A

A.C.R. Guilhofrei  0  A.D. Esposende  0

Um nulo injusto para a ADE!...

A Associação Desportiva de Esposende-ADE- deslocou-se ao Campo Desportivo José Joaquim Pereira em Guilhofrei-Vieira do Minho- e empatou a zero bolas com a equipa local, um empate que desagradou ao Esposende, já que desperdiçou, ao longo do jogo, soberanas oportunidades de marcar golos e com este esbanjar, os resultados não são os desejáveis. Este clube, fundado em 20- de janeiro de 1979, é mais novo que a ADE apenas um ano, já que o Esposende-ADE- “nasceu” em 1978, após a “extinção” do glorioso ESC- Esposende Sport Clube que “morreu” por razões que os esposendenses conhecem muito bem e eu em particular…É apenas  uma curiosidade, de momento.

A equipa do Guilhofrei está a fazer um campeonato muito interessante e encontra-se com os mesmos pontos do Esposende, precisamente em 5º lugar e na próxima jornada deslocar-se-à a S. Pedro de  Este, -Este F.C.- equipa que se encontra no 15º lugar, penúltimo lugar, com apenas 3 pontos.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Em Meio ao Caos

 E que delícia essa prática secular de criticar tudo e todos!

Afinal, se não podemos ser perfeitos (embora, convenhamos, estejamos quase lá), o que nos resta senão apontar as falhas alheias? Críticos de plantão, maestros do julgamento, juízes sem toga, sempre prontos a impor rótulos nas pessoas com as quais não simpatizamos, com a leveza de quem coloca um chapéu em um busto de bronze. E o pior (ou seria o melhor?) é que nos sentimos tão virtuosos nessa empreitada! É quase uma missão de vida ou morte, algo vindo do nosso código genético. Que orgulho ser assim, como se criticar e discriminar fosse o nosso único dever cívico.

PT/AS

Maria Teresa Horta conquista Prémio Rodrigues Sampaio 2024

 

Município de Esposende patrocina iniciativa da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto

Maria Teresa Horta é a primeira mulher a vencer o Prémio Rodrigues Sampaio, cuja cerimónia de entrega decorrerá no próximo dia 30 de novembro, em Esposende.

O júri justificou a decisão, que registou unanimidade, “pela persistência desta figura da cultura portuguesa na defesa da liberdade e na luta, sem tréguas, pela igualdade de género, antes e depois de Abril, que transporta com elegância criativa para a sua obra literária, para o seu trabalho jornalístico, para sua sempre generosa intervenção cívica”. 

“As mulheres portuguesas, sem dúvida, muito devem à ousadia libertadora da autora de Minha Senhora de Mim. A emancipação começa pelo corpo, como lugar da alegria, do afeto, do amor sem pecado. E a voz. O ter voz. ‘Mas dizei também/ do muito que vos sobra/ de tanto-tanto: amor /de dor/ e de ternura!’”, é realçado, ainda, na deliberação do júri, constituído por Luísa Leite, bibliotecária e representante da Câmara Municipal de Esposende; Francisco Duarte Mangas, Presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto; Francisco Brás Marques, advogado e familiar descendente de António Rodrigues Sampaio; Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias; e Valdemar Cruz, jornalista do Expresso.

“Recordando”…

         - ESC -

25º Aniversário da ADE

 No dia 29 de novembro de 2003, no Salão Paroquial de Esposende, realizou-se um espetáculo integrado no 25º aniversário da Associação Desportiva de Esposende, uma das Instituições  Desportivas mais emblemáticas do concelho, galardoada com as Bodas de Prata.

 A estas comemorações associaram-se inúmeros artistas esposendenses, sendo de destacar a presença do famoso e filantrópico Grupo de Danças e Cantares do Norte de Portugal, Foz do Douro que aderiu, gratuitamente a este espetáculo comemorativo.

No palco estiveram presentes os nossos conterrâneos Carlos do Carmo, Diogo Zão, Helena Venda, Joel Zão, Paulo Sampaio e Rita Venda, grupo que abrilhantou a festa com a sua arte de sons de flauta, violino e orgão.

 Os temas musicais apresentados estavam relacionados com a vida “cultural, desportiva e musical” de Esposende e foi com enorme prazer ouvir os “acordes” musicais destes jovens que “mergulharam” a assistência num concentrado silêncio, propício à interiorização daquelas melódicas peças musicais.

 No fado atuaram Gizela João, Adelaide Loureiro, Celina Maciel, Filipa Menina e Joaquim Rodrigues e que bem se exibiram estas ilustres fadistas que foram acompanhadas por Mário Martins-(Baixo), António Solinho (Viola), Manuel Capitão (Viola), e Alberto Cardoso (Guitarra) muito ovacionados pelo público presente.

 O Grupo de Danças e Cantares do Norte de Portugal apresentou algum do seu vasto reportório de danças e cantares e a sua atuação empolgou o público e a ADE agradece ao “Capitão” da “nau musical” amigo Júlio, cuja simpatia, espírito de solidariedade e de compreensão, muito nos impressionou, além dos seus dotes artísticos.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Em Meio ao Caos

 Ah, a gloriosa mediocridade!

Essa nobre arte de ser mais ou menos, mas com a certeza inabalável de que, na verdade, somos melhores do que todo o resto. É uma virtude quase divina, exclusiva de uma certa elite, que anda por aí de salto alto e com o peito estufado, acreditando que o mundo gira ao redor de seus núcleos familiares, enquanto todos os outros devem tropeçar em sua própria insignificância.

PT/AS

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Esposende promete atendimento de qualidade para utentes de saúde mental

 A vereadora com a área funcional da Saúde, Alexandra Vilar apontou a Saúde Mental como prioritária para o Município de Esposende, prevendo o alargamento do serviço prestado à comunidade, decorrente das obras em curso em estruturas de serviços de saúde concelhios.

A vereadora, que falava na sessão de abertura das XI Jornadas de Psicologia Clínica do Distrito de Braga, destacou que Esposende “tem vindo a dedicar-se ao setor da Saúde e, no domínio da Coesão e Desenvolvimento Social e da Educação, é compromisso do Município, a preocupação em reforçar as suas respostas ao nível da Saúde Mental”.

“Conversas da Teta” peça de teatro expõe cancro da mama sem tabus

Uma residência artística juntou, entre julho e agosto, as Contilheiras e o Grupo Amador de Teatro de Esposende Rio Cávado (GATERC). O resultado traduz-se numa peça de teatro que aborda o cancro da mama, mas onde cabem todos os assuntos-tabu que perpassam a nossa sociedade. Sobem ao palco do Auditório Municipal de Esposende, as “Conversas da Teta”, no dia 26 de outubro, revertendo a bilheteira para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“O espetáculointegra a programação municipal ‘Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Cancro da Mama’, com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro na mulher. Esta associação do Município de Esposende à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), compreende uma série de iniciativas que visam consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro na mulher, divulgando também informação e formas de apoio à mulher e à família”, refere Alexandra Vilar, vereadora com a área funcional da Saúde.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

"Um Habitat também é uma Casa para Viver"

Espero que, apesar de todas as más notícias que aqui vou enumerar, consiga transparecer a minha esperança num futuro melhor, não fosse eu um jovem. É comummente compreendido o habitat como o local específico onde um organismo vive e encontra as condições necessárias para sua sobrevivência, crescimento e reprodução. 

 Impõe-se, então, perguntar se hoje o habitat da maior parte da população mundial, as cidades (55% da população mundial reside em cidades), possui essas ditas condições.  Em 1978, a ONU estabeleceu o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) de forma a promover cidades mais sustentáveis e trabalhar em prol do desenvolvimento urbano social, económico e ambientalmente sustentável, com o objetivo de proporcionar moradia adequada para todes.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Município de Esposende garante continuidade da Equipa de Sapadores Florestais

 Renovado protocolo de colaboração 

com a Associação Florestal do Cávado

O Municipio de Esposende garantiu a continuidade da Equipa de Sapadores Florestais (eSF) no território concelhio, através da renovação do protocolo de colaboração com a Associação Florestal do Cávado.

“Por via deste protocolo de colaboração com a Associação Florestal do Cávado, entidade que tem a seu cargo todas as tarefas para garantir a operacionalidade da equipa, tem sido possível efetuar uma gestão ativa da floresta concelhia” refere o Vice-presidente da Câmara Municipal, que detém a área funcional das Florestas, Sérgio Mano, reconhecendo que “a eSF desempenha uma tarefa bastante relevante na floresta do concelho, que importa realçar e prosseguir”.

Dia Nacional do Peregrino assinalado em Esposende

Acolhimento aos peregrinos 

e apresentação de mural são as ações previstas

O Dia Nacional do Peregrino assinala-se no próximo dia 13 de outubro e o Município de Esposende vai, uma vez mais, assinalar a data, acolhendo aqueles que percorrem o território concelhio, através do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

O Dia Nacional do Peregrino foi instituído pela Assembleia da República em 2014, determinando a sua comemoração a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição da Senhora de Fátima, em que se deu o Milagre do Sol, na Cova da Iria. A comemoração desta data enquadra-se num amplo programa de ações de índole turística, nomeadamente no Plano de Ação para o Turismo em Esposende – 2023_2027, que se funde nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.

domingo, 6 de outubro de 2024

“Voz Desportiva do Jandirinha”

Divisão de Honra – A.F.B.

Série A

5ª jornada-2024/2025

 

A.D. Esposende  2    G.F.C. Pousa   0

Nuno, um portento!…

  O Esposende, nesta 5ª jornada, lançou o seu “tremalho” rio – jogo- e conseguiu “malhar” dois preciosos peixes-golos- obtendo, deste modo, os tão almejados 3 pontos, vencendo a equipa do Pousa  que se mostrou sempre organizada e batalhadora ,  por dois golos sem resposta.

  O Esposende terminou a primeira parte a vencer por 1-0, com o golo a ser obtido pelo sempre “endiabrado” Guilherme-“Gui”- num rápida jogada de contra-ataque pelo lado esquerdo do ataque esposendense, fazendo jus, ao domínio da ADE, neste período de tempo regulamentar.

  Na segunda parte, os atletas da ADE continuaram sempre ativos na procura do segundo golo, o que foi conseguido numa espetacular cabeçada de Maciel, sem defesa possível para  Marco Alves, guarda-redes do Pousa.

 Logo na jogada imediata, num cruzamento para a área esposendense, em lance disputado entre vários jogadores, o árbitro marcou pontapé de penalti contra o Esposende, o qual foi defendido, de forma espetacular, pelo Nuno Marques, numa grande estirada. Do lance, resultou a expulsão de um defensor da ADE, ficando a equipa da Foz do Cávado, com um jogador a menos, o que veio a redundar num maior empenho físico e tático, dos atletas do técnico Ricardo.

sábado, 5 de outubro de 2024

Noite Vermelha

A Noite Vermelha já tem data marcada: será no dia 19 de outubro de 2024. Não faltes, a tua participação é essencial!

Presidente Guilherme Emílio destaca tradições na abertura da Festa do Pão

 

Presidente da Câmara de Esposende cumprimenta a direção da ACRAIE durante a tradicional Festa do Pão.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio incentivou a “transmissão cultural, através dos costumes, memórias e lendas, como forma de preservar a identidade do concelho de Esposende”. O autarca esteve presente na abertura da 15.ª edição da Festa do Pão, evento que promove as tradições em torno do ciclo do Pão e que, até domingo, apresenta um vasto programa, a decorrer no Campo de S. Miguel, em Marinhas.

Enquadrada na ruralidade que assinala o início do outono, pautado pelas vindimas e pelas colheitas, a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e o Município de Esposende organizam a Festa do Pão, evento que proporciona às associações a oportunidade de demonstrar as suas potencialidades e aos visitantes dá possibilidade de provar algumas das iguarias tradicionais.

A recriação do ciclo do pão contempla desfolhadas, como as que outrora preenchiam os serões, ou o malhar das espigas, contando com a animação de grupos folclóricos e com cantares ao desafio. No espaço envolvente é possível encontrar barraquinhas de venda de mel, licores, jogos de tabuleiro ou artesanato.

Ao longo dos três dias que dura o evento, os produtos locais serão dados a conhecer pelas associações, através de pratos da gastronomia tradicional, com especial destaque para o pão de milho ou para os bolos com carne ou com sardinhas.

Município de Esposende e Unidade de Saúde de Braga parceiros na promoção da saúde mental

O Município de Esposende vai estabelecer um protocolo de cooperação, na área da saúde mental, com a Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E.

A parceria prevê quatro eixos de intervenção, nomeadamente Maximização das respostas de proximidade na comunidade e das atividades inerentes ao funcionamento das Equipas Comunitárias de Saúde Mental; Promoção da Saúde, da Prevenção da Doença e da Educação na área da Saúde Mental; Intervenção Terapêutica, de Reabilitação e de (Re)integração psicossocial, em colaboração com estruturas municipais; e Formação de colaboradores, em matérias relacionadas com a saúde mental.

Água para Consumo Humano distribuída em Esposende mantém Selo de Qualidade Exemplar da ERSAR

 A comprovar a excelência da água distribuída pela Esposende Ambiente no território concelhio, a empresa municipal foi distinguida, uma vez mais, com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.

A distinção foi entregue aos membros do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques e Sérgio Mano, pelos Vogais do Conselho de Administração da ERSAR, Miguel Nunes e Joaquim Barreiros, no decurso do SENAG - Seminário Nacional de Abastecimento de Água, realizado pela APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, no dia 2 de outubro, em Tomar.

Esposende assinala Dia Mundial do Animal com sensibilização dos mais novos

O Município de Esposende assinalou o Dia Mundial do Animal (4 de outubro) com uma visita à Escola Básica de Gemeses, onde decorreu uma ação de sensibilização com a campanha educativa ‘’Rafeiro, uma raça com estilo’’ que visa a consciencialização da população para a problemática dos animais de rua.

Aos 45 alunos e alunas do pré-escolar e do primeiro ciclo do estabelecimento de ensino de Gemeses foram transmitidas noções fundamentais como: nunca abandonar um animal, esterilizar para evitar crias indesejáveis, adotar ao invés de comprar e valorizar o cão sem raça definida.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Município de Esposende sensibiliza para a prevenção do cancro da mama

 

Campanha “Outubro Rosa”

Outubro é mês de prevenção do cancro da mama e, mais uma vez, o Município de Esposende associa-se à campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro na mulher, divulgando também informação e formas de apoio à mulher e à família. Apesar deste ser um tipo de cancro mais incidente na mulher, ou seja, com maior número de casos, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

O Município de Esposende convida, assim, toda a comunidade a juntar-se ao “Outubro Rosa”, nomeadamente entre os dias 15 e 30, deste mês, datas que assinalam o Dia da Saúde da Mama e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, respetivamente.

Festa do Pão decorre de 4 a 6 de outubro no Campo de S. Miguel em Marinhas

 

De 4 a 6 de outubro, o Campo de S. Miguel, em Marinhas, acolhe a 15.ª edição da Festa do Pão, evento coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, que reúne as associações na ruralidade da época, marcada pelas vindimas e pelas colheitas. A sessão de abertura está agendada para esta sexta-feira, dia 4, às 19h30, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Município de Esposende atribui Voto de Louvor ao Padre Delfim Fernandes

 

Reconhecimento pelos 25 anos ao serviço 

da Paróquia de Santa Maria dos Anjos

Em reunião de Câmara realizada esta quinta-feira, 3 de outubro, o Município de Esposende deliberou atribuir um Voto de Louvor ao Padre Delfim Fernandes pelos 25 anos de serviço pastoral na paróquia de Santa Maria do Anjos, em Esposende, data assinalada no passado dia 26 de setembro.

Apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, a proposta mereceu a aprovação de todo o Executivo, refletindo a unanimidade e o consenso em torno do ex-Arcipreste de Esposende.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Recordar, recordando….

 Prof. Carlos Barros

No dia 4 de fevereiro de 2001, para a 2ª Divisão B–Zona Norte, época desportiva de 2000/2001, o Esposende recebeu no seu próprio estádio Padre Sá Pereira, o Moreirense e o resultado final, foi um empate a zero (0-0), num espetáculo, como há muito não se via, onde a emoção, a vivacidade e as oportunidades de golo constituíram um espetáculo digno, para todos os que assistiram ao jogo.

O Moreirense, na altura líder da série, limitou-se a contra-ataques perigosos para a baliza de Vitale no segundo tempo foi de domínio do Esposende, num forte assédio à baliza de Madureira mas, infrutífero.

Um empate justo num bom jogo de futebol entre duas boas equipas..

O jogo foi arbitrado por João Henriques (Coimbra), auxiliado por Vitor Fonseca e Luís Henriques.

Workshop "Hoje é dia de: Terrários de plantas"

 | 26 outubro | 

Centro de Educação Ambiental de Esposende

Município de Esposende lança projeto START Business Tour para fortalecer as ligações empresariais e o fomento do empreendedorismo

 O Município de Esposende, através da START Esposende, organizou a primeira edição da START Business Tour, uma iniciativa para promover a aproximação do tecido empresarial à comunidade local. Este evento, que promete tornar-se um marco no calendário empresarial da região, tem como objetivo promover o espírito empreendedor, fortalecendo as relações entre empresas e fomentando a colaboração entre diferentes setores.

Nesta primeira edição da START Business Tour, os participantes visitaram a La PodsFactory, numa oportunidade exclusiva para conhecer de perto o dinamismo económico do concelho de Esposende. Durante a visita, foi possível compreender o funcionamento interno da empresa, as suas operações diárias e as inovações tecnológicas que têm contribuído para o seu crescimento e sucesso.

O impacto da La PodsFactory na economia de Esposende destaca-se tanto pela criação de emprego, como pelo contributo ao desenvolvimento da indústria local. Esta experiência foi particularmente enriquecedora, proporcionando uma visão inspiradora sobre as boas práticas empresariais, o ambiente de inovação que caracteriza o setor empresarial da região e a preocupação crescente com o ambiente.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Estreia da peça de teatro “A Moira e o Bardo” lança desafio à comunidade para o projeto “A Alma da Árvore… na Tua Mão”

“A Moira e o Bardo”, protagonizada pela Companhia de Teatro Infantojuvenil “Boca de Cena”, de Esposende encerrou as Jornadas Europeias do Património, promovendo uma ação em prol da sustentabilidade do planeta.

 "A Moira e o Bardo" é uma peça de Teatro que resulta de uma incursão na lenda das moiras, fadas portuguesas cuja crença terá sido trazida pelos celtas, e na musicalidade da poesia dos bardos, poetas celtas que exaltavam o valor dos heróis.

Canal Intercetor de Esposende é exemplo de resiliência às alterações climáticas

No âmbito do seminário “Soluções de Base Natural (SbN) para aumentar a resiliência do Cávado às alterações climáticas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado e que marcou o envolvimento dos municípios na instalação do projeto internacional NBRACER (NatureBasedSolutions For Atlantic Regional ClimateResilience) na região do Cávado, Esposende apresentou o canal intercetor de Esposende como um exemplo de sucesso.

O projeto NBRACER pretende trabalhar com regiões demonstradoras e replicadoras na área biogeográfica do Atlântico Europeu para desenvolver e co-projetar soluções sustentáveis de base natural (SBN) para diferentes paisagens regionais. O objetivo é ampliar estas soluções para pacotes regionais e construir trajetórias de adaptação, integrando soluções locais e regionais. O projeto NBRACER foca-se em três paisagens regionais distintas (marinha/costeira, urbana e rural). A CIM do Cávado estará envolvida nestas três paisagens.