Presidente da Câmara de Esposende cumprimenta a direção da ACRAIE durante a tradicional Festa do Pão. |
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio incentivou a “transmissão cultural, através dos costumes, memórias e lendas, como forma de preservar a identidade do concelho de Esposende”. O autarca esteve presente na abertura da 15.ª edição da Festa do Pão, evento que promove as tradições em torno do ciclo do Pão e que, até domingo, apresenta um vasto programa, a decorrer no Campo de S. Miguel, em Marinhas.
Enquadrada na ruralidade que assinala o início do outono, pautado pelas vindimas e pelas colheitas, a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e o Município de Esposende organizam a Festa do Pão, evento que proporciona às associações a oportunidade de demonstrar as suas potencialidades e aos visitantes dá possibilidade de provar algumas das iguarias tradicionais.
A recriação do ciclo do pão contempla desfolhadas, como as que outrora preenchiam os serões, ou o malhar das espigas, contando com a animação de grupos folclóricos e com cantares ao desafio. No espaço envolvente é possível encontrar barraquinhas de venda de mel, licores, jogos de tabuleiro ou artesanato.
Ao longo dos três dias que dura o evento, os produtos locais serão dados a conhecer pelas associações, através de pratos da gastronomia tradicional, com especial destaque para o pão de milho ou para os bolos com carne ou com sardinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário