ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


CENTRO INTERPRETATIVO DE S. LOURENÇO

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 
Município de Esposende apresenta filme e lança publicação sobre o Castro de S. Lourenço
A encerrar o programa comemorativo dos 30 anos de intervenções arqueológicas no concelho, no próximo dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Município de Esposende vai fazer a apresentação do filme “Quem somos e de onde vimos…” e proceder ao lançamento do 2.º volume “Memórias Arqueológicas do Castro de S. Lourenço”. A sessão vai decorrer no Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã, pelas 17h00.

O documentário, de curta duração, pretende refletir as vivências do Castro de S. Lourenço ao longo de 20 séculos de ocupação. Tem subjacente a promoção do turismo e do património cultural e visa dar sequência ao “Projeto de Arqueologia Sem Obstáculos”, cujo objetivo é a melhoria substancial no acolhimento e informação aos visitantes com deficiência, conferindo a fruição plena do património cultural.
A apresentação do livro, coordenado pelo Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida, estará a cargo do Prof. Doutor Rui Morais, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Sendo uma publicação de cariz científico, o 2.º volume pretende simultaneamente prestar homenagem à memória dos que estiveram envolvidos nas intervenções de escavação, recuperação, valorização e divulgação do património do Castro. Nestes destacam-se os muitos jovens voluntários que, no Castro de S. Lourenço, obtiveram formação técnica, num processo que sempre contou com o apoio e aposta do Município, transformando a Arqueologia e especialmente o Castro de S. Lourenço numa referência nacional e numa das mais importantes escolas de Arqueologia.
O Município de Esposende volta, deste modo, a associar-se ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) e à Direção Geral do Património Cultural nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) que, em 2017, pretende celebrar os benefícios de uma relação saudável entre o turismo e o património cultural.
Num período vincado pela globalização económico-cultural, por grandes metamorfoses sociais e pelo aumento exponencial do número de turistas, a proteção, investigação, interpretação e divulgação do Património é fator essencial para a afirmação da diversidade cultural dos territórios, reforçando o conhecimento e o respeito entre os povos.
O programa de atividades nacional do DIMS que pode ser consultado em www.patrimoniocultural.pt/dims ou http://www.patrimoniocultural.pt/dims2017 ou, ainda,
em www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Monumentos.e.Sitios/

Atividades no Castro e Centro Interpretativo assinalam Jornadas Europeias do Património

À semelhança de anos anteriores, no próximo sábado, dia 24 de setembro, o Município de Esposende associa-se às Jornadas Europeias do Património 2016, cuja temática é “Comunidades e Culturas”, promovendo um conjunto de atividades com o intuito de evidenciar a importância da relação entre o Património e as Comunidades.

Uma caminhada, jogos, workshops e observação astronómica são as atividades previstas, de participação gratuita. Os interessados deverão inscrever-se previamente até ao dia 22 de setembro, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.

Denominada “Trilhos com história” e com uma extensão de aproximadamente 7 Km, a caminhada fará a ligação entre o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, e o Castro do Senhor dos Desamparados, em Palmeira de Faro, percorrendo espaços florestais e rurais descobrindo locais e histórias que estes encerram, como o Dólmen da Cruzinha, a Casa de Manuel Boaventura, a Quinta de Terroso ou o Castro do Senhor dos Desamparados. O ponto de encontro é às 9h30 no Centro Interpretativo de S. Lourenço, com partida prevista para as 10h00.

“Astros no castro” é atividade proposta para a tarde e noite, que inclui um workshop e observação astronómica. Esta iniciativa, a desenvolver no Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço, traduz-se na construção de relógios de sol e numa sessão noturna de observação astronómica, descobrindo o céu e explorando conceitos científicos essenciais sobre o tema, com a presença de um astrónomo.

Para mais informações e esclarecimentos poderá dirigir-se diretamente ao Centro Interpretativo de S. Lourenço ou contactar pelo e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960 179.


NO CENTRO INTERPRETATIVO DE SÃO LOURENÇO.