Campanha “Outubro
Rosa”
Outubro
é mês de prevenção do cancro da mama e, mais uma vez, o Município de Esposende
associa-se à campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o objetivo
de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro na mulher,
divulgando também informação e formas de apoio à mulher e à família. Apesar
deste ser um tipo de cancro mais incidente na mulher, ou seja, com maior número
de casos, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
O Município de Esposende convida, assim, toda a comunidade a juntar-se ao “Outubro Rosa”, nomeadamente entre os dias 15 e 30, deste mês, datas que assinalam o Dia da Saúde da Mama e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, respetivamente.
Esta campanha pretende despertar a comunidade para a necessidade do diagnóstico precoce, bem como para a promoção de estilos de vida saudáveis que previnam a doença. Efetivamente, se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.
Para além dos tão fundamentais tratamentos médicos, é essencial que os doentes oncológicos tenham acesso a um minucioso acompanhamento psicológico ao longo de todas as fases da doença, que permita minorar as elevadas taxas de perturbações psicopatológicas, que dificultam bastante o processo de recuperação integral. Para além dos doentes, também as famílias podem usufruir deste apoio, sem necessidade de se deslocarem a grandes centros urbanos, na medida em que a Câmara Municipal assegura a deslocação dos técnicos a Esposende. O objetivo principal deste serviço é facilitar o acompanhamento psicológico necessário aos doentes e respetivas famílias, procurando potenciar a sua qualidade de vida. O Município de Esposende é apontado como uma referência, ao nível dos serviços de apoio para doentes oncológicos e familiares, assim na implementação de programas e iniciativas que promovam a prevenção do cancro.
O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo mundo. No nosso país, em 2022, terão sido diagnosticadas cerca de 9.000 mulheres com cancro da mama e mais de 2.000 terão morrido com esta doença
O movimento “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário