quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação lembra projetos municipais que promovem segurança alimentar e combatem o desperdício

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra esta quarta-feira, o Município de Esposende desenvolveu uma ação de sensibilização, junto da comunidade escolar, alertando para os benefícios associados à adoção de hábitos alimentares saudáveis. Esposende tem diversos projetos que visam a segurança alimentar e avança para a sensibilização da população para o combate ao desperdício alimentar, apelando ao consumo sustentável dos alimentos.

Também para marcar este dia, será exibida, em todas as escolas do concelho, uma comédia musical infantojuvenil, com o intuito de mobilizar crianças, pais e professores para a adoção de um estilo de vida saudável e de bons comportamentos sociais, promovendo a mudança de hábitos alimentares e adotando a prática de exercício físico na sua rotina.

Simultaneamente, foi lançado um novo desafio à comunidade educativa, tendo como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, cujos trabalhos resultantes terão como destino uma exposição pública, integrada numa outra iniciativa de comemoração do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, que se celebra a 8 de novembro. O Dia Mundial da Alimentação ficará, ainda, marcado pela realização de ações de formação e sensibilização, realizadas em algumas escolas do 1.º ciclo, alusivas ao tema da alimentação.

A Câmara Municipal de Esposende tem desenvolvido diversos projetos dentro desta temática, destacando-se a alimentação escolar e o apoio social a famílias carenciadas. A disponibilização de ementas nutritivas e variadas em todas as cantinas e refeitórios escolares é, também, um desígnio do Município, perseguindo a redução da pegada de carbono. O apoio, ao nível da alimentação, a crianças com maiores necessidades é outro dos recursos avançados pelo Município de Esposende.

Através da implementação de um Plano de Higiene e Segurança Alimentar e da formação contínua dos manipuladores de alimentos, o Município de Esposende deu passos firmes rumo à segurança alimentar, acompanhando os índices de qualidade dos 32 pontos de confeção e distribuição de refeições escolares.

O projeto mais recente, desenvolvido pelo Município de Esposende, visa o combate do desperdício alimentar nas cantinas escolares, tendo como objetivo principal o consumo sustentável dos alimentos, com o mínimo de produção de resíduos.    

O Dia Mundial da Alimentação é uma efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1979, e que este ano tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”. Atualmente, mais de 820 milhões de pessoas, em todo o mundo, não têm alimentos suficientes e a emergência climática é uma ameaça crescente à segurança alimentar.

A comemoração deste dia tem como principal objetivo promover a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta. Em suma, o Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à erradicação da fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.

Está na hora de mudar a forma como produzimos e consumimos. A transformação dos sistemas alimentares é crucial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário