quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Município de Esposende atribui apoios financeiros a rondar os 95.500 euros

O Município de Esposende vai atribuir um conjunto de apoios financeiros a instituições e freguesias do concelho, no valor global de 95.454,64 euros, conforme propostas aprovadas, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

Deste montante, 77.800 euros destinam-se a financiar a aquisição de dois miniautocarros adaptados para o transporte escolar para a Zendensino – Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, entidade que que detém a Escola de Música de Esposende e a Escola Profissional de Esposende. A verba corresponde a 50% do valor total, em consonância com a política de apoio municipal às instituições para aquisição de viaturas. Esta aquisição visa suprir uma necessidade urgente, dado que as atuais viaturas da Zendensino de transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos estão prestes a ter as suas licenças suspensas por limite de idade, ou seja, 16 anos como estipulado por lei.

 

O município vai também assumir os custos com reparações de viaturas ao serviço das freguesias. Assim, a Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra receberá um apoio financeiro, no valor de 6.017,98 euros, para reparação e manutenção do autocarro e do trator, e a Junta de Freguesia de Antas o montante de 3.026,66 euros para reparação do trator.

 

Ainda em matéria de apoios financeiros, e em resposta ao pedido da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Mar, o Município vai financiar a aquisição de 200 cadeiras para o auditório e salas do renovado Centro Paroquial de S. Bartolomeu do Mar, possibilitando a melhoria das condições de conforto daquele equipamento ao serviço da paróquia. Em causa está um apoio de 8 610 euros, que se soma ao investimento de 100 mil euros concedido pela autarquia para as obras de requalificação daquele Centro Paroquial.

 

“No âmbito da sua política de apoio às Juntas/Uniões de Freguesia e instituições do concelho, o Município de Esposende tem vindo a contribuir, dentro das suas competências e disponibilidade financeira, para a satisfação das necessidades do território e da comunidade”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, lembrando que, por esta via, a  autarquia está a cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, assumidas e vertidas para o seu plano de ação de desenvolvimento e crescimento do concelho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário