Com
o intuito de tornar o concelho, no seu todo, um polo de atração e
dinamização, o Município de Esposende, à semelhança de anos anteriores,
vai apoiar financeiramente as Juntas
e Uniões de Freguesia na instalação de iluminação de Natal nas
freguesias, num investimento global de 42.000 euros. O montante
atribuído a cada uma das cinco Uniões de Freguesia é de 6.000 euros e a
cada uma das quatro freguesias não agregadas é de 3.000 euros.
Deste modo, não só a sede do concelho, onde a decoração e animação natalícias são asseguradas diretamente pelo Município, reflete o colorido e a dinâmica próprios desta época festiva, como também as freguesias espelham esse ambiente festivo, numa estratégia de coesão territorial que se cruza também com objetivos turísticos.
Efetivamente, Esposende tem-se afirmado, ano após ano, como um destino turístico de excelência, por força da sua vasta riqueza de recursos, desde a gastronomia à cultura, passando pela oferta desportiva ou pelo património natural. Neste contexto, o Município aposta na valorização do seu território, fomentando novos focos de interesses turísticos e potenciando a oferta existente, diversificando-a, para, assim, atrair mais pessoas ao concelho. A quadra natalícia constitui, por natureza, um período de forte atratividade turística e, nessa medida, é vista como um foco de dinamização do comércio local, da ocupação hoteleira, dos serviços de restauração, e de todo um conjunto de negócios que são potenciados e alavancados pelas caraterísticas únicas do território nesta quadra.
Este posicionamento, de cariz turístico e económico, enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento o Município assumiu e verteu para o seu plano de ação.