Município de Esposende manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Eng. António Fernando Couto dos Santos, figura de grande relevância para a nossa comunidade e para o panorama político e cultural de Portugal.
Foi com profunda consternação que recebemos a notícia do falecimento do ilustre Esposendense, natural de Forjães, Eng. António Fernando Couto dos Santos, ocorrido ontem, dia 6 de janeiro, em Matosinhos.
O Eng. António Fernando Couto dos Santos foi Secretário de Estado da Juventude, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro da Educação e Ministro Adjunto e da Juventude, a quem se deve, entre muitos outros projetos, a criação do “Cartão Jovem”.
Foi Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos, Deputado à Assembleia da República e ocupou cargos de relevo em várias organizações culturais e empresariais, como a Casa da Música e a Associação Empresarial de Portugal.
Desempenhou, ainda, as funções de cônsul honorário da Rússia no Porto, tendo apresentado a sua recusa na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022.
Ao nível local, foi Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, nos mandatos 2006-2009 e 2009-2013.
A sua dedicação à causa pública mereceu o reconhecimento do Município de Esposende, através da atribuição da Medalha de Honra, a mais alta condecoração da Câmara Municipal, no dia 19 de agosto de 1993, aquando da elevação de Esposende a cidade.
Em 2024, por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação de um mural evocativo na “Casa da Democracia”, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, assinala para a posteridade a entrega e dedicação à causa pública do Eng. António Fernando Couto dos Santos, bem como dos demais Presidentes da Assembleia Municipal de Esposende, desde o 25 de Abril de 1974.
O Eng. António Fernando Couto dos Santos será sempre lembrado pelo seu inestimável contributo ao serviço público e pelo impacto significativo que deixou na vida de tantos cidadãos. A sua dedicação, competência e espírito de missão inspiraram todos os que tiveram o privilégio de o conhecer e trabalhar ao seu lado.
A história do concelho e do país faz-se de homens como o Eng. António Fernando Couto dos Santos, dedicados à causa pública, cujo legado, que a todos honra e orgulha, perpetuaremos.
Em sua memória, a Câmara Municipal de Esposende, associa-se ao luto pela partida de uma personalidade que tanto honrou a nossa terra, e irá decretar um dia de luto Municipal, no próximo dia 9 de janeiro, dia em que se realizará o seu funeral.
Neste momento de dor, expressamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos. Que o seu legado permaneça como exemplo de cidadania e compromisso para as gerações futuras.
Que descanse em paz.
Câmara Municipal de Esposende