3 de dezembro – 15h00 | Centro de Informação Turística
Roteiro acessível e filme de animação são exemplos de responsabilidade social e sustentabilidade do Município
No
âmbito do programa ESacessível, o Município de Esposende vai assinalar o
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 3 de
dezembro.
No Centro de Informação Turística de Esposende, vai decorrer, nesse mesmo dia, uma sessão aberta a toda a comunidade, que iniciará pelas 15h00, com a presentação do “Roteiro acessível na cidade de Esposende: uma proposta inclusiva”, por Carlos Jorge Fernandes. Segue-se, pelas 15h30, a apresentação do projeto “Sebastião e Clarinha: do livro à animação gráfica”, a cargo de Luís Vieira e Albino Vieira, havendo depois lugar a um espaço de partilha/tertúlia acerca destas iniciativas.
O Roteiro Acessível de Esposende é uma iniciativa inovadora que disponibiliza informações dos principais monumentos da cidade de Esposende, num suporte digital, interligado com os monumentos através de QR Codes que permitem a leitura em diferentes línguas. Além da possibilidade de leitura em diferentes línguas, no futuro será possível e tradução para Língua Gestual Portuguesa, além de ser disponibilizado um leitor de ecrã que fará a leitura integral dos conteúdos do roteiro. O roteiro é ainda complementado com informações sobre as acessibilidades dos serviços de restauração da cidade, através de uma legenda própria, que identifica as acessibilidades físicas de cada estabelecimento. A criação deste roteiro é um passo fundamental para que Esposende se afirme como um destino cada vez mais inclusivo, onde todos possam usufruir das suas qualidades e potencialidades, independentemente das suas limitações.
Outro dos projetos a conhecer nesta sessão é a adaptação para filme em animação gráfica, do livro infantojuvenil “Sebastião e Clarinha”, editado pela Câmara Municipal de Esposende, em 2014. Luis Duarte Vieira, aluno do Curso Técnico Superior Profissional Audiovisual Digital, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), aceitou o desafio de transformar a narrativa numa animação gráfica, aplicando, desta forma, muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Apesar da complexidade da tarefa e das dificuldades encontradas ao longo do processo criativo, que envolveu a criação de elementos visuais tornando a narrativa mais acessível e envolvente para os diversos públicos-alvo, Luis Vieira foi bem-sucedido no seu objetivo, concretizado durante o estágio realizado na autarquia de Esposende, entre os meses de abril e setembro. Por via da sua condição de saúde, que condiciona a sua mobilidade, Luis Vieira é também um exemplo de resiliência e superação pessoal.
A abordagem ao Turismo Acessível ou Turismo para Todos representa um conceito de reconhecida responsabilidade social e sustentabilidade para os territórios. Enquanto destino onde o turismo tem vindo a tornar-se uma atividade de crescente valor estratégico, Esposende sublinha esta premissa no seu Programa de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo 2023_2027, com a pretensão de vir a ter no Turismo Acessível uma diferenciação positiva enquanto destino turístico, bem como através do cumprimento assumido dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Assim, mais do que assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, pretende-se, de uma forma consistente, educativa, humana e avaliativa, dar a conhecer o território de Esposende, permitindo o seu desfrute com o menor número de barreiras possível.