ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Restaurante “Papa Amoras” venceu “Concurso Gastronómico Sabores do Campo”



O Restaurante «Papa Amoras», de Fão, foi o vencedor do «Concurso Gastronómico Sabores do Campo», promovido pela Câmara Municipal de Esposende, no âmbito da iniciativa «Sabores do Campo — Gastronomia de Novembro». Além do 1.º lugar alcançado com o prato «Cela de Leitão Crocante, a Batata Doce e a Laranja», o «Papa Amoras» teve ainda duas menções honrosas, nomeadamente «Acompanhamento/Vinhos» e «Qualidade do Serviço». 
Em 2.º lugar ficou classificado o Restaurante "Senhora Peliteiro", de Fão, que concorreu com a sugestão "Medalhões de Barrosã com Molho de Vinho Tinto e Terrine do Campo", que lhe valeu também a menção honrosa "Inovação". 

O "Arroz de Cabidela" valeu ao Restaurante "Camelo", de Apúlia, o 3.º lugar, assim como as menções honrosas "Acompanhamento/Guarnição" e "Relação Preço/Qualidade". 

Nesta segunda edição do Concurso Gastronómico, ao qual concorreram dez dos vinte restaurantes aderentes à iniciativa "Sabores do Campo", o restaurante "O Buraco" recebeu a menção honrosa "Mérito e Qualidade", o Restaurante e Pizzeria "Siamo in Due" a de "Promoção", o "Castelinho d’Apúlia" a de "Higiene" e o restaurante "Água Pé" a menção honrosa "Ambiente". 


A cerimónia de entrega de prémios decorreu, no passado dia 30 de Novembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, e do Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte do Portugal (TPNP), Melchior Moreira. 

Foram ainda entregues diplomas a todos os restaurantes participantes nesta segunda edição dos "Sabores do Campo" e às sete pastelarias que se associaram ao evento, tal como aos cinco produtores de vinhos de Quinta do concelho, à empresa Lactícinios das Marinhas, Cooperativa Agrícola de Esposende e Escola Profissional de Esposende. Do mesmo modo, foram agraciados os membros do Júri do Concurso Gastronómico, nomeadamente Paulo Sá Machado, da Confraria da Broa de Avintes, Marco Gomes, Chefe do Restaurante Foz Velha, do Porto, e José Silva, jornalista da área da gastronomia e vinhos. 

A todos, particularmente aos restaurantes, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a participação nesta "iniciativa de apoio à restauração do concelho, num tempo de grandes dificuldades e constrangimentos". João Cepa não se coibiu de, a propósito da subida da taxa de IVA para os 23% na restauração, apontar o dedo ao Governo, acusando–o de colocar a política fiscal acima da política económica e do desenvolvimento. Expressou, por isso, o desejo de que o grupo de trabalho que está a estudar o impacto da medida no sector chegue à conclusão de que o aumento "foi e é um erro claramente estratégico" e que o Governo reveja esta política fiscal. 

Consciente das dificuldades que o sector atravessa, o Autarca garantiu que o Município vai continuar a investir neste tipo de iniciativas gastronómicas, garantindo novas edições do "Março com Sabores do Mar" e dos "Sabores do Campo" em 2013, a par da continuidade na iniciativa "Fins–de–semana gastronómicos" da TPNP. Apesar da conjuntura, a Câmara Municipal de Esposende apresenta estabilidade financeira, sem dívidas, pelo que, no próximo ano, Esposende terá "seguramente o maior investimento de sempre na área do Turismo", com a criação do Centro de Informação Turística, anunciou João Cepa, desafiando os empresários a apresentarem propostas, projectos e ideias à Câmara Municipal, com vista à dinamização do turismo local, num momento "particularmente difícil". 

A par deste investimento, a Autarquia estendeu o apoio ao nível da carga fiscal municipal, com uma descida substancial do IMI e, no que diz respeito ao comércio, com a redução de 50% das taxas de publicidade e de esplanadas, assim como uma baixa de 10% nas restantes taxas. O Autarca lembrou que o Município já não tem vindo a cobrar a taxa de Derrama, que se traduziria numa receita de cerca de 350 mil euros por ano. "A nós cria–nos, obviamente, dificuldades, mas penso que será um bom contributo para as nossas empresas", afirmou João Cepa. 

A propósito do Concurso Gastronómico, o Presidente da Câmara Municipal apontou o certame como um estímulo para os restaurantes inovarem e melhorarem ainda mais o serviço. João Cepa frisou que, atendendo às dificuldades conjunturais e do sector, todos são vencedores, na medida em que continuam de portas abertas, e realçou a importância estratégica da gastronomia para o Turismo. Deixou, por isso, uma palavra de incentivo aos empresários da restauração e felicitou o Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal "pelo enorme esforço que faz para tornar visível esta actividade", a quem manifestou "o apoio pessoal e institucional do Município" à sua recandidatura à Presidência da TPNP. 

Por seu lado, Melchior Moreira elogiou "o trabalho notável que a Câmara Municipal de Esposende faz na promoção do turismo, não só neste concelho, mas também com a preocupação de alavancar o turismo regional". O Presidente da TPNP afirmou que "o exemplo de Esposende deve ser seguido não só na região norte mas no país", apontando–o como um Município que "tem sabido, com as dificuldades que termos de economia nacional, com as suas acções motivar e alavancar a economia local, mas, acima de tudo, combater a sazonalidade". Elogiou, por outro lado, o "esforço abnegado da Câmara Municipal de ligação do sector público ao sector privado para potenciar cada vez mais esta marca de Esposende e, acima de tudo, a marca da Turismo do Porto e Norte de Portugal". 

O Presidente da TPNP deixou claro que um dos principais produtos estratégicos da região e do país é a gastronomia e vinhos, pelo que, garantiu, se baterá para que no novo Plano Estratégico Nacional do Turismo se mantenha essa designação e importância. 

Melchior Moreira abordou também a questão do IVA de 23% na restauração, dizendo que "cria sérios problemas à economia local" e manifestando a esperança de que a taxa venha a ser revista pelo Governo. 

Em representação do júri do Concurso Gastronómico, Paulo Sá Machado felicitou a Câmara Municipal por esta iniciativa e os restaurantes aderentes, desafiando os que não concorreram este ano para que o façam na próxima edição. "Esposende tem as potencialidades todas para fazer um concurso gastronómico de elevada categoria e ombrear com os melhores que se fazem em Portugal", afirmou. 

Aproveitando a presença do Presidente da Entidade Regional do Turismo, Paulo Sá Machado deixou o apelo para que a TPNP apoie os concursos gastronómicos, considerando que apoiando a gastronomia está a apoiar o Turismo, sector que apontou como "a peça fundamental" para alavancar o país. 

Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende 

Nenhum comentário:

Postar um comentário