O Presidente da Câmara Municipal de Esposende presidiu, no
passado dia 30 de Novembro, à cerimónia de inauguração da nova sede da
Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), cujas
instalações se localizam no edifício do antigo quartel dos Bombeiros
Voluntários de Esposende, no Largo Comandante Oliveira Martins, em Esposende. A
obra contou com o apoio da Autarquia, materializado através da doação de um
terreno, cuja receita da venda rondou os 140 mil euros.
O acto, que contou com a presença de várias dezenas de pessoas, coincidiu com a comemoração do 18.º aniversário da ACICE. O Autarca João Cepa felicitou a Associação pela efeméride, enaltecendo o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol do tecido empresarial do concelho. O Presidente da Câmara Municipal elogiou também a dinâmica e a iniciativa e, sobretudo, a coragem da Associação Comercial e Industrial pelo projecto de construção da nova sede.
Apesar de o ambiente ser de festa, o Presidente Autarquia não deixou de manifestar a sua preocupação, quer como autarca, quer como cidadão, face à situação que o país atravessa, criticando a política fiscal do Governo, que "se sobrepõe claramente à política de desenvolvimento económico", sufocando as empresas e os cidadãos, e lamentando a "escassa política de apoio ao desenvolvimento e dinamização da nossa economia".
Em contra ciclo e com o intuito de minimizar os efeitos da crise, o Município de Esposende tem procurado apoiar a economia local, afiançou o Autarca, apontando como sinal positivo um desagravamento da carga fiscal municipal em 2013, nomeadamente através da redução da taxa do IMI e do corte de 50% nas taxas de publicidade e das esplanadas, o que constitui "um bom apoio, numa altura em que a situação é deveras difícil", referiu.
A somar a estes incentivos, a Câmara Municipal de Esposende não tem cobrado a Derrama, uma taxa da qual tem vindo a prescindir e que representaria uma receita de cerca de 350 mil euros por ano. Contas feitas, ao longo dos 14 anos do mandato de João Cepa deixaram de entrar nos cofres da Autarquia quase 5 milhões de euros, o que, frisou o Autarca, "deve ser também entendido como um apoio do Município" ao sector empresarial concelhio.
Em resposta ao desafio do Presidente da ACICE para o Município reforçar a parceria que têm vindo a manter, o Autarca manifestou total disponibilidade para novos desafios e projectos e aproveitou o ensejo para desafiar os empresários do concelho a apresentarem sugestões e ideias de projectos que possam ajudar e impulsionar as empresas e a economia locais.
Manifestando preocupação face à actual conjuntura, João Cepa adiantou que a Câmara Municipal vai implementar, em 2013, um Programa de Emergência Social, para tentar dar resposta às situações mais graves das famílias do concelho, principalmente as que forem afectadas pelo flagelo do desemprego.
A terminar a sua intervenção, deixou uma mensagem de esperança, manifestando a convicção de que será possível dar a volta à crise.
José Faria, o Presidente da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, não podia estar mais satisfeito ao ver concretizando "um desejo antigo de todos os dirigentes da ACICE", expressando um "enorme orgulho" pela obra da nova sede."A materialização deste projecto vem de encontro à dinâmica que a ACICE vem desenvolvendo desde a sua criação", afirmou José Faria, enumerando as várias linhas de acção da Associação, frisando que este "histórico de sucesso" é fruto do envolvimento e do trabalho de todos aqueles que, ao longo de 18 anos, ajudaram ao crescimento do projecto.
Deixou uma palavra de reconhecimento e de amizade ao Presidente da Câmara Municipal, João Cepa, "que em todos os momentos foi leal e correcto com as diferentes direcções da ACICE, particularmente comigo, apoiando dentro do possível as actividades, cooperando inequivocamente com os nossos projectos, nomeadamente este que agora inauguramos".
Em jeito de homenagem, José Faria terminou a sua intervenção citando os nomes dos 14 membros fundadores da ACICE e enaltecendo a sua visão e coragem.
A cerimónia contou também com a presença do Vice–Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal. Nuno Camilo felicitou a ACICE pela dinâmica demonstrada ao longo destes 18 anos e pela concretização do projecto da nova sede. Saudou a parceria existente entre a Câmara Municipal de Esposende e a Associação, considerando fundamental, face à actual conjuntura, o trabalho em rede, e disse mesmo que este é "o desafio dos próximos tempos".
Naquela que foi a sua primeira intervenção pública, o novo Director do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Barcelos, Armando Santos, destacou a inauguração, em contexto de crise, das novas instalações, "com nível de excelência", da ACICE. "É nestas alturas que devemos mostrar a nossa força, o nosso trabalho, que devemos criar condições para combater as dificuldades que todos atravessamos", afirmou. Armando Santos dirigiu palavras de incentivo e de felicitação à ACICE, reconhecendo o contributo positivo da Associação para a melhoria das condições de trabalho e de formação profissional das populações da região, particularmente do concelho de Esposende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário