domingo, 3 de setembro de 2017

V.D.J.

"Voz Desportiva do Jandirinha "  
         Taça de Portugal 
                                         1ª eliminatória
A. D. Esposende 1 Torcatense 2
 Nesta 1ª eliminatória da Taça de Portugal, o Esposende foi injustamente eliminado pela equipa do Torcatense, no prolongamento, após um empate a 1-1 no tempo regulamentar.
 Após uma primeira parte muito equilibrada, sem ascendente de qualquer equipa,  o Esposende sofreu o golo, numa desatenção defensiva e a primeira vez que o Torcatense foi à baliza, marcou revelando tremenda eficácia.
  A equipa do  Esposende fez uma 2ª parte muito bem conseguida, dominando o seu adversário, remetendo-o à defesa e marcou o seu golo, na marcação de uma grande penalidade superiormente concretizada pelo médio esquerdo Rui Figueiredo.
 Neste período, a ADE teve oportunidades para ampliar o resultado e no final do tempo regulamentar, o empate subsistiu.
 No prolongamento, o Torcatense sentenciou o jogo, marcando o seu 2º golo que eliminou, de uma forma muito injusta, a equipa esposendense cujos atletas se bateram até à última gota de suor e foram briosos e valentes mas a sorte, foi madrasta.
 De realçar, o excelente apoio dado pela claque do Esposende, os "Ultras" que foram incansáveis, como sempre, durante todo o jogo, manifestando-se ruidosamente e com cânticos que muito estimularam os nossos atletas.
 Nada está perdido e as vitórias chegarão...

Resultados da 3ª jornada do Pró - Nacional

Vieira - Esposende  (Adiado)
Marinhas 1 Águias da Graça 2
Forjães... 2 Pevidém.............. 1

     Classificação:
1º Porto D´Ave........ 9 pontos
2º Taipas .................9 pontos
3º Águias da Graça 9 pontos

Despeço-me com um fraterno abraço.

                                                         V.D.J.
                             Carlos Manuel de Lima Barros


Esposende 3 de setembro de 2017

PEDRO SANTANA LOPES PRESENTE NO GRANDE EVENTO DO PSD - ESPOSENDE


sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Os Verdes

Desconto no passe para estudantes (sub 23) 
- Os Verdes lutaram e conseguiram!

No mês de Setembro, que hoje se inicia, os jovens estudantes dos 18 aos 23 anos vão poder ter um desconto de 25% no passe social.
Este fato deve-se à aprovação de uma proposta que Os Verdes apresentaram, no âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2017, e que vem, agora, beneficiar muitas famílias que verão reduzidos os custos com os transportes. 
Os Verdes lembram também que para o objetivo do fomento do transporte coletivo apresentaram ainda, nesse Orçamento de Estado, uma proposta para dedução total do IVA dos passes sociais no IRS.

Município de Esposende

Município garante transporte social a crianças 
e jovens portadores de deficiência ou com necessidades educativas especiais
No próximo ano letivo, o Município de Esposende continuará a garantir apoio no transporte a munícipes portadores de deficiência, e a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE’s). A medida, que corresponderá a um encargo global de aproximadamente 30 mil euros, enquadra-se nas políticas de reforço da solidariedade e coesão social da Câmara Municipal, tendo sido aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo. 
Em causa está o apoio ao transporte adaptado, ao transporte para tratamentos especializados e a comparticipação da aquisição do passe social, abrangendo atualmente 22 cidadãos residentes no concelho.
Através de protocolo estabelecido com a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Município tem garantido, assim, a deslocação a 15 jovens do concelho, com deficiência motora ou mental, desde o domicílio até diversos Centros de Atividades Ocupacionais localizados no concelho ou em concelhos vizinhos. Dado que a maioria destes jovens utiliza a cadeira de rodas para a sua locomoção, necessitando de transporte adaptado, a Câmara Municipal tem vindo a manter esta parceria com a Delegação de Marinhas da CVP, garantindo as condições de conforto e acompanhamento destes jovens.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Feira de Velharias

Domingo, dia 3 de setembro, há Feira de Velharias em Esposende. 

Passe pelo Largo Rodrigues Sampaio e Largo do Mercado, entre as 10h e as 19h.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Festa da História - Caminhos de Santiago


Festa da História - Caminhos de Santiago recebeu mais de 60 mil visitantes
Traduziu-se num êxito, a todos os níveis, a primeira edição da Festa da História - Caminhos de Santiago, que decorreu entre os dias 24 e 27 de agosto, na cidade de Esposende, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE).
Este evento, que veio substituir a Feira Medieval, superou todas as expetativas, confirmando o sucesso desta nova aposta de promoção do concelho e de dinamização do tecido económico local.
Ao longo dos quatro dias, passaram pelo centro da cidade mais de 60 mil visitantes, que tiveram oportunidade de assistir a diversos momentos de animação, desde espetáculos de fogo, música, dança, artes circenses, a recriações de episódios históricos, e se deliciar com as muitas propostas gastronómicas do certame.

Município de Esposende

Município de Esposende visa reforçar respostas
do Espaço Bem me Querem
Com o intuito de reforçar e melhorar as respostas do Espaço Bem me Querem - Espaço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, a Câmara Municipal de Esposende apresentou candidaturas ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE). 
Pretende, assim, a melhoria dos serviços prestados por esta estrutura criada pelo Município, em 2011, e que assegura consulta psicológica, atendimento social, informação e apoio jurídico às vítimas de violência doméstica, atuando também, de forma intensa, ao nível da prevenção junto da comunidade. 
O POISE é um programa que prevê instrumentos específicos de proteção das vítimas e de acompanhamento de agressores na violência doméstica, nomeadamente no que respeita a estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género, e sensibilização e produção de materiais nestas áreas. Estas candidaturas irão, assim, dotar o Espaço Bem me Querem de mais meios e instrumentos de trabalho de combate ao flagelo social que é a violência doméstica.

domingo, 27 de agosto de 2017

V.D.J.

"Voz Desportiva do Jandirinha"
                                       V.D.J. nº 4 / 2017
          Pró - Nacional
                                         2ª jornada
A. D. Esposende 1 Caç. das Taipas 2
   O Esposende entrou com o pé esquerdo, no primeiro jogo no seu estádio, nesta 2ª jornada deste Pró-Nacional, sofrendo uma derrota inesperada, perante um adversário do seu campeonato.
   O Esposende  fez uma primeira parte, um pouco descolorida, com um meio campo batalhador e dinâmico mas, pouco esclarecido.
  O ataque esteve pouco inspirado e poucas vezes rematou à baliza adversária e, num lance confuso, dentro da sua área, o Taipas abriu o marcador, ficando a ganhar por 1-0.
  Na segunda parte, tudo foi diferente, com um Esposende mais dinâmico e ofensivo, com o seu meio campo mais batalhador alimentando o ataque em boas condições e chegou ao empate, criando ainda  outras oportunidades para  ficar à frente do marcador, com o avançado Rui Figueiredo a desperdiçar uma soberana oportunidade de golo que daria o 2-1, sendo de reconhecer os reflexos do guarda-redes do Taipas que fez uma portentosa defesa.
   O Esposende continuou a atacar e contra a corrente do jogo , sofreu o segundo golo , o que não desanimou as hostes esposendenses. 
   Já no declinar do tempo, um avançado  da ADE desperdiçou, de baliza aberta, o golo do empate e o Esposende não merecia este castigo, e todos nós sabemos que o futebol é pródigo em surpresas e injustiças.
  De salientar o apoio da claque do Esposende que não se cansou em incentivar os nossos "Vikings do Cávado" durante o jogo e, mesmo quando sairam do estádio, já em pleno "Caminhos de S. Tiago", na Rua Direita, os cânticos continuaram...
  Nada de desanimar, pois, estou convicto que os resultados positivos irão chegar e poderá ser já no próximo jogo com o Vieira...
    Um abraço desportivos para os nossos leitores.

    Esposende 27 de agosto de 2017

                                                              V.D.J.
                                                Carlos Manuel de Lima Barros

sábado, 26 de agosto de 2017

Escola de Futebol da Associação Desportiva de Esposende



A Escola de Futebol da Associação Desportiva de Esposende irá dar o seu pontapé de saída para a Época 2017/2018 no próximo dia 2 de Setembro, Sábado, pelas 9h30, no Estádio Padre Sá Pereira.  
Depois de uma paragem para férias esta escola de futebol volta a estar pronta para iniciar mais uma Grande Época Formativa. O compromisso é trabalhar para melhorar dia após dia, e assim, contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso das nossas crianças e jovens .

Aos nossos craques apenas pedimos que tragam a alegria de jogar e aprender com que nos brindaram em épocas anteriores. Aos novos atletas fazemos um desafio: Venham usufruir do excelente ambiente que vive esta escola, de encontros e jogos com escolas de renome, actividades inovadoras, fazer novos amigos, e claro, comprovar o nosso lema: JOGAR, JOGAR, JOGAR.