segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Município de Esposende vai assinalar Dia Europeu da Internet Segura

8 Fevereiro
A Câmara Municipal de Esposende vai assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora amanhã, 8 de Fevereiro, este ano tendo como slogan “É mais do que um jogo, é a tua vida”.

Assim, nos Espaços Internet da Biblioteca Municipal e da Casa da Juventude serão desenvolvidas diversas actividades direccionadas para crianças e jovens.

Jogos, vídeos de sensibilização/informação, promoção e divulgação do guia para a segurança na Internet são as actividades que decorrem até ao dia 11, na Casa da Juventude, onde, no dia 9, pelas 14h30, terá lugar uma acção de sensibilização sob o tema da Segurança na Internet - “É mais do que um jogo, é a tua vida”.

A Biblioteca Municipal propõe, para os alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da ligação dos portáteis Magalhães ao sistema wireless da biblioteca, a realização de jogos interactivos, onde os participantes são sensibilizados para a questão da segurança na Internet. Esta actividade decorre com maior incidência entre os dias 8 e 11, mas prolongar-se-á até ao final do mês, mediante marcação prévia.

Na continuidade desta acção, no dia 15 de Março, pelas 14h30, em colaboração com o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Braga, será realizada uma acção de sensibilização para jovens, pais, professores e público em geral, na qual um inspector especializado em criminologia, através da novas tecnologias de informação e comunicação, irá alertar para os muitos casos concretos com que diariamente têm de lidar.
 
Enquanto membros da Rede de Espaços Internet (REI), a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e a Casa da Juventude associam-se, deste modo, às comemorações do Dia Europeu da Internet Segura, no sentido de promover a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet.

Biblioteca Municipal de Esposende recebe autor de “A Profecia de Istambul” e “A Escrava de Córdova”

“À conversa com… Alberto Santos” – 25 de Fevereiro, 21h00

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai promover, no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 21h00, mais uma iniciativa «À conversa com», desta vez com o escritor Alberto Santos, na qual será apresentado o seu mais recente romance, «A Profecia de Istambul».

Editado em Novembro de 2010, "A Profecia de Istambul" é o segundo romance do autor, que sucede ao best–seller "A Escrava de Córdova", de 2008. A apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutorado em Arqueologia e Pré–História, especialidade de Arqueologia e Património.
 
"Com grande rigor histórico, o autor convida–nos a fazer uma peculiar viagem no tempo: o século XVI nas duas margens do Mediterrâneo, ainda dominado pela Espanha, em que a Inquisição e a pirataria campeiam e as religiões se gladiam de modo implacável. Trata–se de uma história meticulosamente engendrada com um "suspense" crescente até ao fim, através duma rede de personagens típicas de uma época em que o sagrado e o profano se confundem, a violência integra o quotidiano com naturalidade e faltam ainda dois séculos para emergir o tempo da tolerância", refere Elvira Azevedo Mea, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, membro da Academia Portuguesa de História e da Union of Jewish Studies, investigadora na área da Inquisição e Judaísmo.
 
"A Profecia de Istambul" é um empolgante romance que traz à cena os prodigiosos seres que transformaram a bacia do Mediterrâneo num fervente caldeirão cultural durante o Século de Ouro. Num tempo em que mudar de religião pode significar a ascensão social ou a fogueira da Inquisição, muitos são os homens e as mulheres permanentemente confrontados com as mais duras penas, e com a sua própria consciência, para que tomem a decisão das suas vidas.

Pelo meio de corsários, cativos, renegados, conquistadores e judeus fugidos dos estados ibéricos, entre um inviolável pacto e um perturbante mistério, emerge uma fascinante história de amor, que irá colocar à prova os valores mais profundos de um ser humano.
 
Refira–se que Alberto Santos é licenciado em Direito e é actualmente Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, concelho de onde é natural.

O programa viagens na minha terra em S. Bartolomeu do Mar

Uma produção da Esposende Rádio
Fonte: A Hora do João, canal no Youtube.

Instalação de rosas na Park Avenue

Clique aqui e veja as fotos.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

“Voz desportiva do Jandirinha" II

Campeonato Nacional da III Divisão:

Mirandela 1 C.F. Fão 0

A.D.Esposende 0 Limianos 1

A ADE, no seu estádio, perdeu com o Limianos por uma bola a zero, já nos derradeiros minutos do encontro, numa jogada pelo flanco esquerdo do ataque do Limianos, num lance com alguma displicência do sector defensivo do Esposende.
A ADE jogando bastante desfalcada -Orlando, Zé de Angola, Carlos Viana,...- conseguiu equilibrar o jogo durante todo o encontro e só um lance fortuito, ditou o desfecho final, de uma forma injusta já que o empate seria o resultado mais lógico e justo, tendo em conta o futebol praticado pelas duas equipas, nem sempre, tecnicamente, bem jogado.
Os jogadores da ADE estão de parabéns pelo que lutaram e nunca viraram a "cara à luta" e, com um pouco de sorte, o resultado poderia pender para os "Vikings do Cávado".
A ADE entrou muito bem no jogo, durante os primeiros vinte minutos e na parte final do encontro, dominou mas, jogava mais com o "coração" que com a cabeça.
Nada está perdido e foi um jogo em que a lógica do futebol soçobrou, uma vez que o empate era o resultado mais justo, o que corroboro.
A arbitragem não comento, mas dou os parabéns ao árbitro.
O próximo jogo é com o Maria da Fonte, em Esposende e vamos apoiar a nossa ADE que, por sinal, tem tido uma falange de apoio bastante grande nos jogos em casa e mesmo fora do seu reduto.

Outros resultados das camadas jovens:
Juniores: Amares 0 ADE 2
Juvenis: ADE 1 Ceramistas 0
Iniciados: ADE 2 Operário 4

Um adeus desportivo
Carlinhos da Jandira

"Voz desportiva do Jandirinha" I


Outros resultados das equipas do nosso concelho de Esposende:
Martim 0 Marinhas 1
Forjães 1 Porto D´Ave 0
Vila Chã 3 Carreira 1
Gandra 3 Palmeiras 2
J. Mouquim 1 Antas 3

Registe-se a carreira espectacular do Antas que continua invicto, tanto em jogos da Taça da A.F.Braga como no Campeonato Distrital.
Uma boa tarde para os Esposendenses espalhados pelo Mundo.

Carlinhos da Jandira

Esposende: Escola Primária


Acervo de João Barros

Acervo de João Barros


Honra lhes seja feita.(António Pinto)

Tempos áureos do remo em Esposende.
Republicação


Os primeiros remadores de Esposende.
"No dia 6 de Agosto de 1947, numa prova em Viana do Castelo, bateram os Campeões IBÉRICOS. Os nossos remadores ganhavam todas as provas disputadas em Portugal. Onde se deslocavam iam camionetas atrás deles."(António Pinto)
Nome dos CAMPEÕES: Esquerda/Direita - Artur Alves Miquelino, sota proa; José da Silva Pinto, proa; António O.B. Loureiro Barbosa (Barbosinha), timoneiro; Alfredo Olímpio Portela, sota voga; e Manuel Garcia Piedade, voga.
Era treinador o Comandante Firmino C. Loureiro.Terminologia: os remadores - atletas.
Voga: Aquele que dá o ritmo ao barco, o que não tem ninguém à sua frente.(excepto por vezes o timoneiro, dependendo da embarcação)
Proa: Atleta mais próximo da proa do barco, responsável pelo equilíbrio.
Sota-Voga: Aquele que está imediatamente atrás do Voga, responsável pela voga do outro bordo
Sota-Proa: Aquele que está imediatamente antes do Proa.
Timoneiro: O que comanda o barco e controla o leme
Acervo fotográfico: Artur Alves Miquelino
Contribuição: António Pinto
Primeira publicação em 08-09-2009

A solitária expedição transatlântica de caiaque pelo polonês Aleksander Doba




Um polonês de 64 anos fez a travessia do oceano atlântico em um caiaque muito especial.
Leia a notícia nos sites: