quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Biblioteca Municipal de Esposende distingue os melhores leitores de 2025


Em Esposende, a tradição mantém-se e o Natal continua a ser sinónimo de reconhecimento dos melhores leitores. A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura distinguiu, no dia 17 de dezembro, os melhores leitores do ano de 2025, num total de 53 leitores individuais, aos quais se juntam 5 instituições.

A cerimónia encerrou com breves palavras do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Silva, após uma sessão de entrega das ofertas, que incluíram publicações do Município e edições infantis, assim como dos certificados de Melhor Leitor, que contou com a presença da vereadora da Cultura, Paula Cepa.
Carlos Silva garantiu, perante uma sala cheia, que “a educação e a cultura são apostas sérias do Executivo Municipal”, lançando o repto aos presentes para que “ofereçam um livro como prenda de Natal”. Por seu turno, a vereadora da Cultura vincou “o privilégio de celebrar este Natal dos Leitores no aconchego da Biblioteca Manuel de Boaventura. Entre as luzes de Natal e o perfume dos livros que nos rodeiam, reunimo-nos para honrar quem faz desta casa um organismo vivo: os nossos leitores,”
Aos leitores mais novos agradeceu porque, “num mundo cada vez mais digital, é uma esperança renovada ver o vosso entusiasmo ao folhear um livro”; aos adultos rendeu admiração porque, “sendo o tempo um dos bens mais preciosos da atualidade, escolherem a companhia dos livros é a maior homenagem que podemos receber”; às instituições teceu louvores, pela “missão de dinamizar o empréstimo coletivo, mas por assumirem a função de guias, ao trazerem as crianças pela mão até ao mundo dos livros”.
O serviço de empréstimo domiciliário da Biblioteca Municipal regista uma procura crescente, contabilizando dezenas de leitores regulares. Conforme explicou a bibliotecária Luísa Leite, “a atribuição da distinção de Melhor Leitor assenta no número mínimo de 30 livros e outros materiais requisitados ao longo do ano”, destacando o
papel desenvolvido em Esposende, “de cativar mais pessoas para a leitura, num país onde a média de leitura por pessoa é de cinco livros por ano”.
Na categoria Crianças e Jovens, os melhores leitores foram Clara Barbosa Rocha de Sousa, com 275 livros requisitados, António Gomes de Campos Cerveira, com 108 livros e, em terceiro lugar, Lia Fernandes Menezes e Eva Antunes Faria, ambas com 98 livros requisitados.
Na categoria Adultos, António Carlos da Silva alcançou o título de melhor leitor, com 99 livros requisitados, seguido de Maria Jacinta Rodrigues de Abreu, com 85 livros, e de Carla Patrícia da Costa Carvalho, com 81 livros requisitados.
No que respeita às Instituições, destacaram-se a Santa Casa da Misericórdia de Fão, com 74 livros requisitados e a Associação Cultural ACARF e o Centro Social da Juventude de Mar, ambas com 67 livros requisitados, o Centro Social da Juventude de Belinho com 49 e a Juventude Unida de Marinhas com 42.
A distinção teve lugar no âmbito da iniciativa “Natal dos Leitores”, que o Município de Esposende realiza desde 2008 e que reúne a comunidade de utilizadores da biblioteca num ambiente de partilha e celebração. Nesse primeiro ano do “Natal dos Leitores”, a biblioteca municipal registava 3 615 empréstimos, ultrapassando os 12 mil atualmente.
O momento foi enriquecido por apontamentos musicais de excelência, de temática natalícia, superiormente interpretados por alunos da Escola de Música de Esposende. Conferindo o ambiente de confraternização natalícia, os alunos da Escola Profissional de Esposende abriram portas à degustação de iguarias tradicionais que remetem para a noite de Consoada.