Município é membro da Associação Internacional
das Cidades Educadoras desde 2007
O
Município de Esposende, através da Vereadora da Educação, Alexandra
Vilar, e das técnicas da Divisão Carla Dias e Cristina Figueiredo,
marcou presença no Encontro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades
Educadoras, que decorreu recentemente no Porto, numa organização
conjunta dos municípios do Porto e de Matosinhos.
Membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2007, o Município de Esposende participou neste Encontro, afirmando a importância do intercâmbio de experiências, metodologias, ideias e informação entre as Cidades Educadoras. O evento contou com a intervenção de especialistas em Educação e de políticos e técnicos municipais, num diálogo contínuo e aberto, permitindo uma efetiva aprendizagem com outras experiências e visões e a cooperação em projetos conjuntos, contribuindo desta forma para um Município mais inclusivo, participativo e educador.
Focado na análise do processo de descentralização de competências na área da Educação e nos seus desafios, o Encontro promoveu a troca de experiências e reflexões sobre o papel das cidades na educação e formação de cidadãos, tendo contado com a participação de mais de uma centena de representantes de Municípios Portugueses, entre vereadoras/as, técnicas/os e presidentes de câmara.
Na sessão de abertura, os vereadores da Educação das autarquias do Porto e Matosinhos, respetivamente Fernando Paulo e António Correia Pinto, destacaram a importância de descentralizar políticas educativas mais próximas das realidades locais.
Realce para a conferência de Maria de Lurdes Rodrigues, ex-Ministra da Educação entre 2005 e 2009 e atual Reitora do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), que abordou temas essenciais sobre as "Políticas de Educação e Proximidade" e o papel da descentralização no processo educativo. A antiga governante traçou um balanço positivo deste processo, considerando-o, contudo, demasiado lento, pelo que defendeu que será importante dar passos mais significativos. Maria de Lurdes Rodrigues entende que a proximidade acrescenta valor às políticas da educação, assim como a partilha de responsabilidades e objetivos comuns contribuem para maior igualdade de oportunidade e para o sucesso educativo de jovens e adultos. Neste Encontro das Cidades Educadoras, enalteceu o papel central da escola no processo educativo, mas advertiu que educar é mais do que ensinar, daí a importância fulcral das instituições locais, sociais, culturais e educativas que colaboram com a Escola no processo educativo.
No painel "Desafios da Descentralização", Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), refletiram sobre as oportunidades e obstáculos da descentralização na educação e sobre a necessidade da criação de um observatório para o conhecimento e a avaliação contínua do impacto da descentralização na vida das comunidades. Consolidando o compromisso com a educação e o desenvolvimento local, decorreu depois a reunião de trabalho da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.