Evento assume-se como oportunidade ímpar para catalisar projetos inovadores e fomentar parcerias estratégicas
A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar, participou, ontem, 27 de novembro, na abertura do terceiro e último dia da 2.ª edição T.E.C. SUMMIT, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que decorreu no LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar, em Esposende.
Este evento, que contou com o apoio de prestigiadas empresas, visou oferecer aos estudantes de CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, desde o 1.º ano, uma visão mais ampla e prática, alinhada com as exigências das sociedades modernas, tanto em ambiente académico, como empresarial, promovendo uma maior inclusão e preparação para um futuro de sucesso.
Depois de dois dias de atividades no Forum Braga, este evento decorreu no polo do IPCA, em Esposende, dedicando a jornada de ontem ao networking que contou com a participação da Vereadora da Educação e empresas, tais, como Fujitsu, INVEST Braga, ESI, Robotics, Valérius Hub, ESI Robotics, Sagas de Clair, bem como entidades de financiamento.
Em representação do Município, a Vereadora Alexandra Vilar expressou o “privilégio de Esposende em acolher um evento de tamanha relevância, que une tecnologia, educação e empresas numa verdadeira sinergia de inovação e desenvolvimento”. Agradeceu, por isso, ao IPCA e a todos os parceiros envolvidos pela organização de um evento desta magnitude, lançando o desafio para o próximo ano, com a presença da START e empresas do concelho, nomeadamente ligadas a gastronomia.
Vincando que Esposende é “um território que abraça a inovação e a sustentabilidade”, referiu que, enquanto Município Educador, tem na Educação um pilar estratégico para o desenvolvimento local, e, neste contexto, confere especial atenção à educação inclusiva e de excelência. “Estamos profundamente empenhados em implementar uma abordagem integrada, que promova a igualdade de oportunidades e prepare as nossas gerações futuras para os desafios de um mundo em constante transformação”, afirmou.
Sendo o ensino superior uma realidade no concelho, com as novas instalações do LISA-IPCA a funcionar em pleno, Alexandra Vilar saudou a oferta dos cursos técnicos superiores profissionalizantes e as licenciaturas oferecidas, que “não só enriquecem o nosso tecido formativo, como também fortalecem a ligação entre o meio académico e o empresarial”. Manifestou, por isso, a disponibilidade do Município para continuar a colaborar estreitamente com o IPCA, na convicção de “este tipo de interação é determinante para o crescimento das nossas instituições e, acima de tudo, para o desenvolvimento do nosso concelho”.