ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 8 de junho de 2024

Em junho e julho há “Folclore na Praça” às terças-feiras à noite em Esposende

 

O Largo Dr. Fonseca Lima, em Esposende, volta a ser palco do evento “Folclore na Praça”, promovido pelo Município de Esposende, no âmbito da estratégia cultural municipal e integrado na programação “Esposende Verão 2024”.

Durante os meses de junho e julho, todas as terças-feiras, às 21h30, as danças e cantares dos grupos folclóricos do concelho de Esposende saem à rua, prometendo muito animação e desafiando o público a interagir e a fazer parte do espetáculo. A anteceder a performance, os grupos desfilarão, desde o Largo Rodrigues Sampaio, pelas artérias centrais da cidade.

 

Depois de duas edições calorosamente acolhidas pelo público, o “Folclore na Praça” regressa para a sua 3.ª edição, já na próxima terça-feira, dia 11 de junho, com a prestação da Ronda de Vila Chã. De forma consecutiva, apresentar-se-ão o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (18 de junho), Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia (25 de junho), o Grupo Folclórico de Palmeira de Faro (2 de julho), o Rancho Folclórico "As Moleirinhas das Marinhas" (9 de julho), o Rancho Folclórico de Fonte Boa (16 de julho), Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas (23 de julho), terminando este ciclo com o Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia (30 de julho).

 

Numa celebração e encontro de diversas culturas, o Município promoverá ainda, no dia 4 de agosto, mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Esposende, em coprodução com o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.

 

No ano em que se celebra o 21.º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Município continua assim empenhado, em parceria com as coletividades locais, na valorização e dinamização da etnografia, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Local (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário