ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 5 de junho de 2024

Esposende assinala Dia Mundial do Ambiente e dá continuidade ao projeto de incentivo ao consumo da água da torneira

 


Esposende assinala hoje, 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente, este ano subordinado à temática “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”. A efeméride ambiental foi instituída em 1972, para sensibilizar e encorajar ações que promovam a sustentabilidade ambiental no planeta.

 

Assim, o Município e a empresa municipal Esposende Ambiente entregaram garrafas de água reutilizáveis aos alunos que ingressaram no presente ano letivo na Escola Profissional de Esposende, concluindo, desta forma, a campanha de promoção do consumo da água da torneira que, este ano, se iniciou a 22 de abril, Dia Mundial da Terra.

 

Este projeto, de caráter anual, contempla a disponibilização de dispensadores de água nos espaços escolares e a distribuição de garrafas de água reutilizáveis aos alunos que ingressam no 5.º ano de escolaridade, com o propósito de os incentivar a consumir água da rede em detrimento da água engarrafada, opção ambientalmente mais sustentável. A campanha de 2024 contemplou, assim, os alunos das Escolas Básicas António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio, de Apúlia e de Forjães, bem como os alunos que entraram, este ano, na Escola Profissional de Esposende.

 

Também para comemorar o Dia Mundial do Ambiente e assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, data celebrada a 8 de junho, a Esposende Ambiente apoiou a realização de uma ação voluntariado ambiental, organizada pela Escola Secundária Henrique Medina, no âmbito do projeto Escola Azul, e que foi antecedida por uma breve ação de sensibilização em contexto de sala de aula. A recolha de resíduos decorreu na margem direita do troço final do rio Cávado e contou com a participação de quase 100 alunos do 7.º ano. É importante relembrar que cerca de 80% do lixo que entra no mar é proveniente dos rios, isto é, tem origem em terra, pelo que as ações de limpeza das zonas ribeirinhas têm impacto não só nos rios e suas margens, mas também nos oceanos e praias.

 

Ainda integrada nas comemorações destas duas efemérides ambientais, amanhã, dia 6 de junho será realizada uma ação de limpeza de praia, complementada com uma ação de controle de invasoras, na Praia da Carruagem, em Belinho, que contará com a participação dos alunos do 7.º ano da Escola Básica de Forjães.

 

Estas ações enquadram-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário