Um testemunho:
O Zé,
tristonho.
Um professor, em terras
de Riodouro, distribuiu os livros novos à sua turma e o Zé, de 9 anos de idade, não recebeu o seu porque faltou um exemplar.
Triste, ficou a chorar
dizendo que ele era sempre o último,
porque o seu nome começa por “Zé”.
Protestou, protestou
muito zangado!
Detesto o meu nome, odeio a Escola e tudo é zero para
mim…
O professor, perante esta
situação, pensou como poderia ajudar o seu aluno.
Antes de sair da Escola,
o professor escreveu uma carta ao Zé e entregou-a para ser lida em casa.
“Amigo Zé”:
-Sei que estás triste por
não teres recebido o livro novo mas, vou dar uma solução para o teu problema.
Gosto muito de ti e como
o teu nome é Zé, serás o primeiro a receber uma carta minha.
O teu professor;
CMLB
O Zé acalmou-se e ficou
muito contente pelas palavras do professor e foi entregar a carta aos pais,
para ser lida em voz alta!
Depois de lida, o
pai deu um abraço ao filho e disse-lhe:
- Filho, estás a ver que
é bom ter a letra “Z” no teu nome!
No dia seguinte, o Zé recebeu o livro com um
separador de página, onde estava uma abelha desenhada, a
“zoar”:”ZZZ...ZZZ…ZZZ…”
Se o professor tivesse
uma outra orientação diferente como:
- Cala-te e não sejas
chorão!
- Porque fazes tanto
barulho por causa de um livro?
-Amanhã, se tudo correr
bem, terás o teu livro.
- Com 9 anos, pareces um
bébé choramingas!
- Cala-te, antes que me
aborreça!
- Se não te calares,
ficas na sala , na hora do recreio!
Estas afirmações, aumentaria
a tristeza do aluno, traumatizando-o e criaria uma inimizade para com o professor e ele não
ficaria, com toda a certeza, a
gostar da escola, com consequências
negativas para a sua aprendizagem.
Uma criança precisa de
ser aceite, respeitada, amada, confiada, encorajada, ajudada e compreendida.
Na teoria, sabemos o que
é o Ensino e a Educação com os seus conceitos mas, não se podem educar alunos
com conceitos e teorias pedagógicas e didáticas, “semeadas” pelos livros.
Uma turma, é um cadinho
de pequenas irritações, conflitos, crises repentinas, provocações, ameaças, desafios,
incompreensões, inimizades esporádicas no seio dos alunos e o professor tem o diagnóstico de cada criança, para dar
solução aos problemas que surgem ,
quando menos se espera.
É importante conhecer a
personalidade e o caráter de cada
criança para erradicar os conflitos
harmonizando um bom ambiente na turma, com as emoções devidamente
controladas, para se inserir numa normalidade que todos a desejam.
Um professor compreendido pelo aluno, na
Escola do 1º Ciclo, em especial, será relembrando para toda a vida no coração
das crianças.
Professores e professoras exemplares existem
nas nossas escolas, nos diversos Ciclos de Ensino contudo, esta apreciação aqui descrita, verificou-se numa escola do 1º Ciclo-“Escola Primária”-
que, pelas suas caraterísticas especiais, mereceu também uma análise aprofundada,
visando soluções adequadas às situações que eventualmente, possam surgir.
Com saudades, ainda hoje respiro os saudáveis “ambientes escolares” de
Teixugueiras e Asnela-Riodouro, locais por onde passei como docente e tive o
privilégio de desfrutar de uma excelente “ Delegação Escolar”, tendo como
Delegado Escolar o saudoso professor
Artur e o seu “Staff”.
Percorri, com o professor
José Pilar, grande amigo, 13 quilómetros a pé, em direção a Asnela, durante um
longo e sacrificado ano escolar mas,
fica no coração, a maravilhosa e
solidária população de Asnela, tendo como referência especial, a D.
Celeste e o senhor João/família.
Nota:
“O professor e a Criança”
Dr. Haim Ginott
Professor da Universidade
de Nova Iorque e graduado pela Universidade de Colúmbia, em que afirma que os
métodos devem ser humanos para transformar as crianças em seres com
preocupações sociais, compaixão, altruísmo, coragem e solidariedade.
O professor deverá ver o
Mundo, através dos olhos das crianças
daí ter que possuir uma infinita
flexibilidade emocional para criar genuína empatia e a aprendizagem, coo
afirma, depende muito do clima gerado pela
simpatia e pelo espírito de cidadania
vigente na turma.
Investigação do prof:
(Carlos Manuel de Lima
Barros)
06/04/2022
Esposende, 10 de abril de 2022
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