ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 14 de agosto de 2022

CANTINHO DOS LOBOS DO MAR por Carlos Barros

 Um testemunho:

O Zé, tristonho.

 

Um professor, em terras de Riodouro, distribuiu os livros novos à sua turma e o  Zé, de 9 anos de idade,  não recebeu o seu porque faltou um exemplar.

Triste, ficou a chorar dizendo que ele  era sempre o último, porque o seu nome começa por “Zé”.

Protestou, protestou muito zangado!

Detesto  o meu nome, odeio a Escola e tudo é zero para mim…

O professor, perante esta situação, pensou como poderia ajudar o seu aluno.

Antes de sair da Escola, o professor escreveu uma carta ao Zé e entregou-a para ser lida em casa.

“Amigo Zé”:

-Sei que estás triste por não teres recebido o livro novo mas, vou dar uma solução para o teu problema.

Gosto muito de ti e como o teu nome é Zé, serás o primeiro a receber uma carta minha.

O teu professor;

CMLB

O Zé acalmou-se e ficou muito contente pelas palavras do professor e foi entregar a carta aos pais, para ser lida em voz alta!

Depois de lida, o pai  deu um abraço ao filho e disse-lhe:

- Filho, estás a ver que é bom ter a letra “Z” no teu nome!

  No dia seguinte, o Zé recebeu o livro com um separador de página, onde estava uma abelha desenhada, a “zoar”:”ZZZ...ZZZ…ZZZ…”

 

Se o professor tivesse uma outra orientação diferente como:

- Cala-te e não sejas chorão!

- Porque fazes tanto barulho por causa de um livro?

-Amanhã, se tudo correr bem, terás o teu livro.

- Com 9 anos, pareces um bébé choramingas!

- Cala-te, antes que me aborreça!

- Se não te calares, ficas na sala , na hora do recreio!

Estas afirmações, aumentaria a tristeza do aluno, traumatizando-o e criaria uma  inimizade para com o professor e ele não ficaria, com toda a certeza,  a gostar  da escola, com consequências negativas para a sua aprendizagem.

Uma criança precisa de ser aceite, respeitada, amada, confiada, encorajada, ajudada e compreendida.

Na teoria, sabemos o que é o Ensino e a Educação com os seus conceitos mas, não se podem educar alunos com conceitos e teorias pedagógicas e didáticas, “semeadas” pelos livros.

Uma turma, é um cadinho de pequenas irritações, conflitos, crises repentinas,  provocações, ameaças, desafios, incompreensões, inimizades esporádicas no seio dos alunos e o professor  tem o diagnóstico de cada criança, para dar solução aos problemas  que surgem , quando menos se espera.

É importante conhecer a personalidade e o caráter de cada  criança para  erradicar  os conflitos  harmonizando um bom ambiente na turma, com as emoções devidamente controladas, para se inserir numa normalidade que todos a desejam.

 Um professor compreendido pelo aluno, na Escola do 1º Ciclo, em especial, será relembrando para toda a vida no coração das crianças.

 Professores e professoras exemplares existem nas nossas escolas, nos diversos Ciclos de Ensino contudo, esta apreciação  aqui descrita, verificou-se  numa escola do 1º Ciclo-“Escola Primária”- que,  pelas suas caraterísticas especiais,  mereceu também uma análise aprofundada, visando soluções adequadas às situações que eventualmente, possam surgir.

  Com saudades, ainda hoje  respiro os saudáveis “ambientes escolares” de Teixugueiras e Asnela-Riodouro, locais por onde passei como docente e tive o privilégio de desfrutar de uma excelente “ Delegação Escolar”, tendo como Delegado Escolar o saudoso  professor Artur e o seu “Staff”.

Percorri, com o professor José Pilar, grande amigo, 13 quilómetros a pé, em direção a Asnela, durante um longo e sacrificado  ano escolar mas, fica no coração,  a maravilhosa e solidária população de Asnela, tendo como referência especial, a D. Celeste   e o senhor João/família.

 

Nota:

 “O professor e a Criança”

          Dr. Haim Ginott

Professor da Universidade de Nova Iorque e graduado pela Universidade de Colúmbia, em que afirma que os métodos devem ser humanos para transformar as crianças em seres com preocupações sociais, compaixão, altruísmo, coragem e solidariedade.

O professor deverá ver o Mundo, através dos olhos das crianças daí ter que possuir uma infinita flexibilidade emocional para criar genuína empatia e a aprendizagem, coo afirma,  depende muito do clima gerado pela simpatia e pelo espírito de  cidadania  vigente na turma.

 

 Investigação do prof:

(Carlos Manuel de Lima Barros)

              06/04/2022

Esposende, 10 de abril  de 2022

 

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