Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar rastreou alunos para Terapia da Fala
Ao longo dos seus três anos de vigência, o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar - Rumo ao Sucesso rececionou 270 identificações de alunos de diferentes graus de ensino, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário/Profissional, que frequentam estabelecimentos públicos de educação/ensino do concelho, com necessidades de intervenção ao nível da Terapia da Fala.
A Terapia da Fala trata da prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem, bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiratória, de deglutição e da voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.
A valência de
Terapia da Fala do Projeto Rumo ao Sucesso tem identificado, avaliado e
intervencionado, de acordo com as áreas alvo definidas no âmbito do projeto,
competências linguísticas que influenciam a aprendizagem e o desempenho na
leitura e na escrita.
Ao nível do
1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), os professores têm vindo a reportar a
existência de muitas dificuldades nas áreas de comunicação, linguagem e fala
nos seus alunos, dando também nota de uma escassa resposta, na comunidade, a
estas necessidades de intervenção. Neste sentido, no decurso do presente ano
letivo, foi realizado um levantamento de necessidades junto dos alunos que
frequentam o 1º CEB.
Relativamente
aos alunos do 1.º ano, aplicou-se o instrumento RALF – Rastreio de Linguagem e Fala
a 247 alunos (87,6% dos alunos matriculados no 1.º ano) que apresentam o
português europeu como língua materna. Destes, constatou-se que 87 deverão ser
encaminhados para uma avaliação especializada em Terapia da Fala.
Quanto aos
alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, obtiveram-se informações sobre o número de
alunos com necessidades de acompanhamento em Terapia da Fala, através da
aplicação de questionários dirigidos aos professores. As respostas obtidas
indicam que, atualmente, 99 alunos beneficiariam de intervenção: 61 já se encontram
em acompanhamento (dos quais 25 pelo Projeto Rumo ao Sucesso) e 38 não têm
resposta a esta necessidade.
Com a
realização deste estudo de levantamento de necessidades, verificou-se que, pelo
menos 186 alunos do 1.º ciclo (87 do 1.º ano e 99 dos 2.º, 3.º e 4.º anos), beneficiariam
com a avaliação/intervenção nesta valência. Uma intervenção nos alunos com
problemáticas já detetáveis, com caráter mais preventivo, possibilitará a
reversão ou atenuação dos seus efeitos, contribuindo para a inclusão social e
para a promoção do sucesso educativo, enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário