ESPOSENDE REFORÇA APOSTA
NA EQUITAÇÃO TERAPÊUTICA PARA ALUNOS NEE
Tendo como
objetivo a promoção e o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, assim
como o fomento da prática desportiva, junto de aproximadamente 50 crianças e
jovens com Necessidades Educativas Eespeciais (NEE), a Câmara Municipal de
Esposende tem em curso o Programa de Equitação Terapêutica, em parceria com o
Clube Hípico do Norte e com o Clube Hípico da Quinta do Vau (Equivau).
Integrado no âmbito das políticas educativas municipais e
no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende e decorrendo da
celebração de contratos-programa entre a autarquia e os clubes hípicos do
concelho, o Programa de Equitação Terapêutica, pelo reconhecido mérito do
trabalho desenvolvido, continuará a ter o apoio do Município de Esposende.
Implementado no concelho desde o ano letivo 2006/2007, o
Programa abrange alunos de todos os níveis de educação e ensino da rede
pública, desde a Educação Pré-Escolar até ao 3º Ciclo do Ensino Básico, assim
como os utentes do núcleo de Marinhas da APPACDM e envolve um investimento
orçamental do município de cerca de 11 mil euros.
Com base nas parcerias estabelecidas, o programa é
desenvolvido por técnicos qualificados e decorre em espaços de excelência,
concretamente nas instalações das duas entidades parceiras, sendo, para o
efeito, disponibilizado o transporte para a deslocação dos alunos pela Câmara
Municipal.
São reconhecidos os efeitos desta prática terapêutica de
desenvolvimento integral das crianças e jovens que alia os conceitos base da
Equitação Clássica com os fundamentos teóricos da Reabilitação, cujos
contributos se refletem a nível neuromotor, cognitivo e psicossocial, razão
pela qual o Município de Esposende vem encorajando os intervenientes a
continuarem e aprofundar o trabalho até aqui desenvolvido.
A vereadora da Educação e Cultura, Angélica Cruz, e o
Vereador do desporto, Rui Losa, deslocaram-se aos referidos Centros Hípicos
para acompanharem uma sessão de dinamização do Projeto. Puderam constatar a
satisfação e o empenho dos alunos no decurso da realização das diversas tarefas,
bem como o envolvimento dos técnicos numa intervenção integradora que alia as atividades
com o cavalo ao desenvolvimento de outras competências de linguagem, de
concentração, de estimulação global. Para a vereadora da Educação, o facto dos
docentes de Educação Especial acompanharem os alunos nestas sessões semanais de
dinamização do Programa de Equitação Terapêutica e de poderem articular com os
respetivos técnicos um trabalho integrado de intervenção pedagógico-educativa potencia
a eficácia do Programa e, consequentemente, o desenvolvimento dos alunos.