Festival de Teatro Amador de Esposende
supera expetativas
Está a superar todas as expetativas em termos de assistência, com sala sempre cheia, o Festival de Teatro Amador de Esposende - FESTIAMA, que o Município de Esposende está a promover no âmbito do programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende.
Os dois espetáculos já apresentados, dos cinco previstos para esta segunda edição do Festival, lotaram por completo o Auditório Municipal de Esposende, sendo que, no dia 25 de fevereiro, o GATERC - Grupo Amador Teatro Esposende Rio Cávado levou à cena a peça “Polícias” e, no dia 4 de março, o grupo Forjães em Cena apresentou “O Gato”.
Com lotação esgotada está também o próximo espetáculo, a estreia da peça “Aqui há fantasmas”, de Henrique Santana, pela JUM - Juventude Unida de Marinhas, agendada para o próximo sábado, dia 11 de março, igualmente no Auditório Municipal. A elevada procura de bilhetes e a limitação do espaço obrigaram ao agendamento de uma sessão extra, que decorrerá no domingo, dia 12, às 16h00. Trata-se de uma farsa que gira em torno de uma casa senhorial supostamente assombrada. O Professor Hermes decide fazer lá uma experiência: testar a pílula da coragem. Escolhe o Chichas para cobaia e promete-lhe 150 contos em troca de ele passar a noite naquela casa, onde será submetido a experiências de terror, provocando-lhe o medo. Pede a um colega que se disfarce de fantasma para assustar o homem, só que há outros fantasmas lá em casa.
O FESTIAMA prossegue no dia 18 de março, com o GARFO - Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa, que levará à cena “A Maluquinha da Rua Direita”, de André Brun. A peça é uma comédia de costumes, uma história de enganos de uma família de vigaristas que, através dos mais variados esquemas e logros, vive muito acima das suas possibilidades.
Por fim, no dia 25 de março, o GATA - Grupo de Teatro Amador de Fão encerra a edição de 2017 do FESTIAMA, com a peça “D. Rosinha, a Solteira”, de Federico Garcia Lorca. Trata-se de uma comédia dramática, que gira em torno de Rosinha, menina alegre e bem disposta, e no amor que esta nutre pelo seu primo de quem está noiva, que teve de ir viver para o outro lado do atlântico, trabalhar nas terras de seu pai.
Todos os espetáculos decorrem no Auditório Municipal de Esposende, sempre às 21h30, com entrada livre. Poderão ser feitas reservas de bilhetes, limitadas à lotação da sala, até às 16h30 do dia anterior ao espetáculo e estas reservas deverão ser levantadas na Bilheteira do Auditório Municipal, no dia do espetáculo, entre as 19h30 e as 20h30. Para mais informações e reservas contactar para 968 690 784 ou rui.cavalheiro@cm-esposende.pt.