No mês de agosto, a Casa das Marinhas esteve aberta ao público durante os fins-de-semana. A iniciativa, que se enquadra no projeto cultural do Município, registou uma afluência significativa de público, de diversas áreas de formação e procedente de várias regiões do país, e ainda de alguns turistas estrangeiros, nomeadamente de Espanha e de França.
A ação revelou-se, assim, positiva, na medida em que possibilitou que mais visitantes e turistas tenham tido a oportunidade de visitar o imóvel, classificado como monumento de interesse público, atendendo ao valor estético e técnico e à conceção arquitetónica e paisagística da construção.
Construída em 1953, a Casa das Marinhas é um projeto da autoria do arquiteto esposendense Viana de Lima (1913-1991). A moradia foi desenhada e construída como habitação de descanso familiar, manifestando alusões à arquitetura do Movimento Moderno e espelhando a vivência do autor.
Atualmente, a Casa das Marinhas pertence ao Município, em virtude de um protocolo estabelecido com a Universidade do Porto, mediante o qual a Câmara Municipal atribui anualmente, e por um período de 30 anos, dois prémios, um ao melhor aluno de pintura e outro ao melhor aluno de arquitetura, em homenagem aos filhos do arquiteto Viana de Lima, Alexandre e Sílvia Viana de Lima.
A Casa das Marinhas pode ser visitada mediante marcação prévia, através do email casa.marinhas@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.