ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 15 de março de 2015

Faleceu Manuel Laurentino Losa de Faria

Glorioso Esposende Sport Club:
Época 1954/1955
Em pé(da esquerda para a direita):
1.Jaime, 2. Monteiro(de Fão), 3.Samuel, 4.Pires(de Góios), 5.João Café, 6. Farol, guarda-redes,  e 7.Pinheiro Borda (de Fão), treinador.
Agachados(da esquerda para a direita):
8.Réquété (de Fão), 9.Manuel Losa, 10.Pilar, 11. J. Tamanqueiro, e 12. Joaquim(Quim) Cruz.
Quando menos se espera eis que surge a triste noticia.
Faleceu hoje com 80 anos de idade Manuel Laurentino Losa de Faria, mais uma velha Glória do E.S.C.
Sabemos que a morte é uma certeza difícil de conviver.
Há momentos que não sabemos por onde ir e o que fazer, mas também sabemos, que esta vida é uma passagem, nem sempre fácil de aceitar, por isso acreditamos num encontro no futuro.
Manuel Losa  fez parte de uma geração de ouro do E.S.C., da década de 1950, que se notabilizou pela sua irreverência, pela sua juventude e pela qualidade do seu futebol. Praticado de forma magistral, acompanhado de arte e magia, que só os predestinados o sabem fazer, e a prova disso é que alguns voaram mais alto, e outros não o fizeram porque não quiseram.
Disputava-se nessas épocas os Regionais da A.F. de Braga, em que os primeiros classificados, eram promovidos automaticamente à III Divisão Nacional, faziam parte Clubes como  Gil Vicente, Famalicão, Vianense, Riopele, Monção, Fafe, (Sporting e Futebol Club) Arcos Valdevez, etc., etc.,...
Era na ocasião o único Club do concelho, por conseguinte Esposende vivia intensamente o futebol, com casas quase sempre cheias..
Lembro-me perfeitamente de uma digressão do América Futebol Club do R.J.- Brasil de(Leónidas Mão de Pilão, internacionais, etc. ,etc,...) fez pela Europa, no norte escolheram o Hotel Ofir, como quartel general, pois um dos principais Dirigentes era o Fangueiro Artur Sobral.
Realizaram um treino no Padre Sá Pereira-Esposende, num domingo de manhã, misturando jogadores do E.S.C. e do América. Manuel Losa fez um exibição de tal ordem, que no final o mister do América, nosso bem conhecido Otto Glória, abordou M. Losa dizendo-lhe: "Menino quer ir comigo pró Brasil", era isto o potencial de M. Losa.
Como também me lembro de um jogo realizado nas Taipas, em que eu tive o privilégio de ser colega de M. Losa, jogo ganho pelo E.S.C. 4-2,
após termos sofrido um golo, logo no pontapé de saída, M.Losa arrancou com a bola, passou por toda a "gente", incluindo o G. Redes, parando só, dentro da baliza, habilidade a rodos... era ou não era um génio.
Também queria referenciar que esta equipa está de braçadeira preta, homenageando, precisamente, pela morte do Pai de Manuel Losa.
Os jogadores com cabelo raspado andavam na tropa.
Amigo e companheiro Manel, com certeza um dia destes, não será no Sá Pereira, será noutro campo, vamos relembrar as tuas grandes exibições ao serviço do Glorioso E.S.C., jamais esquecidas....
À Família enlutada, especialmente sua esposa D. Tininha Torres e restante Família, as minhas condolências.
Até já Manel.
A.   Pinto