ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 7 de junho de 2014

Município de Esposende proporcionou Festa dos Santos Populares a 1700 idosos do concelho

Foi num ambiente de alegria e de animação que decorreu mais uma edição da Festa dos Santos Populares dirigida à comunidade idosa, que o Município de Esposende levou hoje a efeito, na Quinta da Malafaia, em Antas.

Este evento integra o programa de Envelhecimento Ativo da Rede Social de Esposende e enquadra-se na política social do Município para a terceira idade, como salientou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, nas palavras que dirigiu aos participantes, lembrando que são dezenas de iniciativas que ocorrem ao longo do ano, envolvendo diversas entidades.

O Autarca realçou que, apesar dos condicionalismos financeiros, fruto da difícil conjuntura, a Autarquia tem vindo e continuará a apostar na realização de atividades para a comunidade idosa, adiantando que a Festa do Idoso com a deslocação ao Santuário de Fátima ocorrerá no dia 19 de Setembro e que, no mês seguinte, terá lugar mais uma edição do Magusto na Discoteca. Benjamim Pereira referiu que estes eventos implicam um “enorme esforço financeiro” por parte do Município, mas que constituem uma mais valia, na medida em que contribuem para proporcionar momentos de convívio e de lazer, e, consequentemente, uma melhoria da qualidade de vida dos idosos e ajudam a combater o isolamento social.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu aos vários parceiros envolvidos na realização da Festa dos Santos Populares, nomeadamente as Instituições e as Juntas de Freguesia, sem esquecer os serviços camarários, assim como a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Este ano, responderam positivamente ao convite da Autarquia cerca de 1750 idosos de todas as freguesias do concelho, uma elevada adesão que reflete o agrado desta comunidade relativamente a estas iniciativas. Com efeito, é com muita satisfação que os idosos participam nestes momentos de convívio, que quebram a rotina do seu dia-a-dia, proporcionando a partilha e a convivência saudável entre os participantes.

Este ano, a festa saiu ainda mais enriquecida com a participação dos mais novos, que se juntaram aos idosos no desfile das Marchas Populares, fomentando o convívio intergeracional. Este constitui um dos momentos mais aguardados e apreciados da festa, com as instituições com valência para a terceira idade e Juntas de Freguesia do concelho a assumirem o protagonismo, cumprindo o espírito das marchas populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário