quarta-feira, 4 de junho de 2014

Município de Esposende divulga Arqueologia Subaquática do concelho


Com comunicações alusivas à Arqueologia Subaquática de Esposende, o Município de Esposende participou no 3.º Encontro Arqueologia e o Mar, que decorreu nos dias 30 e 31 de maio, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

“Ora Marítima – Arqueologia e o Mar de Esposende”, foi o tema abordado pelas coordenadoras do Museu Municipal de Esposende e do Centro Interpretativo de S. Lourenço, Ivone Magalhães e Ana Paula Almeida, respetivamente, focando a gestão e valorização do património cultural subaquático do concelho. Nesta comunicação foi abordado o sítio arqueológico da praia do Ribeiro de Peralta (Marinhas) e a recente descoberta de um notável conjunto de vestígios arqueológicos associáveis à época romana e à época moderna na praia de Belinho.

Em conjunto com um dos consultores científicos dos projetos de arqueologia do Município, Rui Morais, as técnicas apresentaram a comunicação intitulada “O naufrágio bético, de época augusta, de Esposende (Rio de Moinhos). Novos dados e problemáticas”, que se centrou no achado de 2005 do sítio romano da praia do Ribeiro de Peralta.

Enquadrado na divulgação do sítio arqueológico da Praia de Belinho, recentemente apresentado publicamente, a Autarquia, em parceria com a Associação Forum Esposendense, vai realizar um workshop gratuito destinado a achadores e mergulhadores. 

A sessão conta com a colaboração do Centro de História de Aquém e d’Além Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e terá lugar no Museu Marítimo de Esposende (Estação de Socorros a Náufragos), dia 6 de junho, pelas 21h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário