ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 6 de março de 2014

GTI desenvolve ações de formação para desempregados nos Municípios do Quadrilátero



No dia 06 de março, a GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação, SA organizou uma Conferência de Imprensa com os meios de comunicação, em Gualtar, Braga.
Esta conferência de imprensa teve como objetivo divulgar percursos de formação modular na área 341: Criação de Negócio. Estes percursos têm a duração de 250 horas.
Estiveram presentes António Oliveira, Administrador da GTI, Gabriela Peliteiro, Gestora da Formação da GTI e Adriano Fidalgo, Gestor do Projeto e Formador das quatro Ações de Formação Criação de Negócio.
António Oliveira deu as boas-vindas aos presentes, começando por agradecer a disponibilidade manifestada para participarem na conferência e referindo que estes percursos formativos a desenvolver estão vocacionados para o aproveitamento de oportunidades e tem como objetivo primordial elevar os índices de empregabilidade e autoemprego dos desempregados do distrito de Braga, estimulando a sua criatividade, inovação e empreendedorismo.
Gabriela Peliteiro, como Gestora de Formação, começou por caracterizar a GTI como sendo uma empresa que tem como atividade principal a consultoria e a formação profissional, com clientes de Norte a Sul do país e que tem como principais parceiros tecnológicos a Microsoft e a Cisco.

As parcerias desenvolvidas pela GTI com as empresas aumentam a eficiência no processo formativo devido ao contacto que se estabelece com as empresas, que por sua vez facilita a integração nas empresas e no mercado de trabalho.
A Gestora de Formação não deixou de referir que a GTI tem o seu Sistema de Gestão certificado pela APCER em 4 referenciais: NP EN ISO 9001 – Gestão da Qualidade, NP 4427 – Gestão de Recursos Humanos, NP 4512 – Gestão da Formação profissional e NP 4457 – Gestão da ID&I, e está, neste momento, a implementar o Sistema de Gestão com vista à certificação, no primeiro quadrimestre de 2014, pela ISO 20121 – Gestão de Eventos Sustentáveis.
A GTI tem a decorrer formação Aprendizagem, formação Inter-empresas, e, neste momento, dentro da Formação Modular Certificada, está a organizar estes 4 percursos formativos, a iniciar entre março e início do mês de abril, nas quatrocidades do Quadrilátero. De salientar que, na cidade de Vila Nova de Famalicão, começou neste dia, dia 06 de março, o referido percurso.
Adriano Fidalgo, coordenador e formador, destacou a ideia de que estes percursos formativos estão direcionados para jovens com o 12º ano bem como para recém- licenciados que saem da vida académica com projetos inovadores e empreendedores que necessitam de ser acarinhados. Estes jovens necessitam de ser preparados numa formação com metodologias ativas que vão ser usadas ao longo das suas vidas.
O formador deu especial relevo ao carácter inovador deste projeto, pois este pretende, com uma equipa de formadores com experiência empresarial e académica, trabalhar as ideias de negócios dos formandos e fazer com que estes consigam projetar as ideias num futuro próximo.

A realização de visitas a empresas em cada Município do Quadrilátero, o contato com testemunhos de empresários, uns mais maduros e outros mais jovens, a participação em seminários, o contacto com a Banca e a apresentação dos seus planos de negócio são fatores inovadores que permitem que estes formandos tenham acesso a uma formação que lhes possibilita uma capacitação profissional, através de formação prática em contexto de formação em sala e do contacto com empresas da região, em que o formando assume um papel dinamizador no decorrer das sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário