ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 6 de março de 2014

Casa da Juventude de Esposende com agenda recheada no mês do março


No âmbito da sua programação do mês de março e como forma de comemorar o Dia do Pai, a Casa da Juventude vai realizar, no dia 19, um conjunto de atividades para crianças e jovens. Assim, às 15h00, promove uma Oficina Criativa alusiva ao Dia do Pai, direcionada a crianças dos 6 aos 10 anos, com participação grátis e limitada a 15 participantes. Ao longo do dia, haverá também duelos de jogos PES3 filho VS pai e estará disponível um painel de mensagens, entre várias outras propostas.

Inserido na comemoração do Dia do Livro Português, que se assinala a 26 de março, a Casa da Juventude vai promover uma Oficina de Escrita Criativa para jovens. A iniciativa decorrerá no dia 26, a partir das 15h00, e será orientada pela professora Anabela Solinho. Além da promoção da leitura e da escrita, esta oficina visa proporcionar aos participantes algumas ferramentas para exprimir ideias, pensamentos, emoções ou sentimentos. A participação carece de inscrição, cujo prazo decorre até ao dia 21.


Um Workshop de Auto-Maquilhagem é a proposta que terá lugar no dia 29, das 14h30 às 17h30. Nesta ação será possível aprender os truques e as técnicas dos vários produtos necessários para realizar a maquilhagem diária, bem como quais os cuidados a ter com a pele e o tipo de maquilhagem mais adequado ao rosto. O workshop tem um custo de 10 euros, sendo as inscrições limitadas a 10 participantes.

Integrado no ciclo “Conversas na Casa…”, a Casa da Juventude, em parceria com a Escola Sementes de Liberdade, vai promover uma palestra, subordinada à temática "Miúdos e graúdos: o jogo do braço de ferro - lidar com a teimosia, a indisciplina e a desobediência - ordens, limites, regras e consequências lógicas e naturais". Agendada para o dia 14 de março, às 21h30, a palestra pretende sensibilizar os pais para uma atitude de educação integral das crianças e será conduzida pelo psicólogo Paulo Coelho.


No dia 24 de março, como forma de assinalar o Dia Nacional do Estudante, a Casa da Juventude, em parceria com a Escola Secundária Henrique Medina, leva a efeito, a palestra “O que é ser Estudante”. Pretende-se ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as.

O Dia Nacional da Juventude, que se comemora a 28 de março, vai ser assinalado com um programa de atividades repartido por três dias. Em parceria com o Exército Português, a Casa da Juventude, vai promover, no dia 28, na Escola Secundária Henrique Medina, atividades de promoção e divulgação do Exército. Além de outras propostas, os estudantes terão à sua disposição uma torre multiusos, para experimentarem atividades mais radicais. Na Casa da Juventude, os jovens poderão usufruir das novas tecnologias e entretimento, através de torneios de PlayStation3, bem como jogos em rede, ténis de mesa, e jogos de mesa, sendo ainda desafiados a garantirem a dinamização do espaço do BiblioCafé, através da animação como DJ. No dia 29, decorre a Festa da Juventude em estabelecimento de diversão, a partir das 22h00 e, no dia 30, entre as 15h00 e as 18h00, no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, estará instalado o JUVE FUN-PARK, com vários equipamentos de diversão, aberto à participação dos jovens dos 12 e os 30 anos.

“Do encontro ao Cadáver Esquisito” é como se intitula a exposição de ilustração que a Casa da Juventude acolhe de 17 a 31 de março. Da autoria da jovem ilustradora esposendense Joana de Rosa, a mostra descreve um encontro improvável entre os escritores portugueses Mário Cesariny e Maria Vieira da Silva. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e ao sábado, das 9h00 às 18h00.

Orientado por Raquel Oliveira, realiza-se, no dia 21 de março, às 21h30, um concerto de relaxamento com utilização de taças de som e gongos. Pretende-se proporcionar aos participantes um estado de relaxamento profundo que permita libertar as tensões do corpo, acalmar o turbilhão da mente, alcançar a paz e harmonia interior e fortalecer o processo de auto cura e sensação de bem estar. A atividade tem um custo de 10 euros e é limitada a 15 participantes, devendo as inscrições ser efetuadas até ao dia 19 de março.

Em março prossegue uma das atividades regulares da Casa da Juventude, o torneio de futebol virtual FIFA14, que mensalmente apura um vencedor para participar na grande finalíssima, a realizar no próximo mês de junho. A participação é gratuita e limitada a 20 participantes e as inscrições decorrem até ao dia 11 de março. As sessões terão lugar nos dias 12, 19 e 26 de março, a partir das 14h30.

Para mais informações, os interessados deverão contatar a Casa da Juventude, através do telefone 253 960 162 ou do e-mail casa.juventude@cm-esposende.pt.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário