ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Município de Esposende abre ao público Casa das Marinhas transformada em Casa Museu

Município de Esposende abre ao público Casa das Marinhas transformada em Casa Museu


No dia em que assinalou a conclusão do Programa de Acção URBI Esposende, a Câmara Municipal de Esposende abriu as portas ao público da Casa das Marinhas, do arquitecto esposendense Viana de Lima.

O imóvel foi alvo de obras de beneficiação, no âmbito do URBI, que se traduziram em trabalhos de pintura, cobertura e requalificação do jardim, e foi transformado em Casa Museu, estando apto a receber visitas, mediante marcação prévia.

Este é o culminar de um processo, iniciado em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, herdeira do imóvel. O Município adquiriu a Casa das Marinhas, pelo valor de 120 000 euros, correspondente à atribuição, durante 30 anos, do “Prémio Viana de Lima – Câmara Municipal de Esposende”, aos dois melhores alunos dos cursos de Arquitectura e de Belas Artes, no valor de 2 000 euros cada, facultando o acesso de visitas ao imóvel à comunidade em geral. 


Na cerimónia que assinalou a abertura ao público da Casa das Marinhas, que ocorreu no passado dia 14 de Junho, o Vice-Presidente da Câmara Municipal assinalou a importância do património arquitectónico concelhio, quer da Casa das Marinhas, quer de outros imóveis da denominada arquitectura moderna portuguesa, nomeadamente a Casa de Ofir, do arquitecto Fernando Távora, e a casa do arquitecto Arménio Losa, em Esposende, avançando a ideia de criar um roteiro arquitectónico, criando assim mais um motivo turístico-cultural no concelho. Benjamim Pereira manifestou total abertura da Câmara Municipal para concretizar esta ideia, apelando aos actuais proprietários para que confiem no Município para garantir a salvaguarda deste património. O Autarca assinalou que “a preservação do património, quer material quer imaterial, tem sido uma preocupação do Município, numa lógica de promoção do turismo e do próprio conhecimento”.

Na cerimónia usou também da palavra o comissário científico da exposição alusiva a Viana de Lima, patente na Casa das Marinhas. Sérgio Fernandez, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, centrou a sua intervenção no projecto da Casa das Marinhas, “um dos projectos arquitectónicos mais importantes que há no país”, e na obra do arquitecto Viana de Lima (1913/1991), que “afirmou uma nova forma de fazer arquitectura em Portugal”.
Sérgio Fernandez regozijou-se com o facto da Câmara Municipal de Esposende ter assumido a recuperação e gestão da Casa das Marinhas, garantindo a preservação de um imóvel de elevado interesse arquitectónico.

A construção da Casa das Marinhas data de 1954. Este “solar dos tempos modernos” foi concebido a partir de um velho moinho, a cuja construção de raiz Viana de Lima adicionou as novas dinâmicas das tendências de então. O imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário