ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 16 de junho de 2013

"Voz desportiva do jandirinha": O Manel Monção era o "Homem estava..."

Campeonato Nacional da Amizade: séria A...

O Manel Monção era o "Homem estava..."


Dedico este pequeno espaço, aproveitando a "hibernação" do  futebol, em terras nacionais, para homenagear, de uma forma singela e justa, um grande amigo que nos deixou precisamente, o Manuel Monção.

O Manel Monção,  personagem dotada de um requintado saber  estar na vida, sempre de uma forma peculiar, era um homem de "estar em todas":

Estava no futebol-ESC/ADE sendo um fervoroso adepto, sempre acompanhado  com os cachecóis e bandeiras do Esposende;

Estava em quase todas as festividades religiosas  realizadas em Esposende, Nossa  Srª da Saúde /Soledade, S. Pedro, S. João...-;

Estava na sua grande profissão de vocação-engraxador-;

Estava no Corpo Ativo, dos Bombeiros Voluntários de Esposende, sempre  dinâmico, solidário e abnegado;

Estava  em muitas excursões a locais de culto, sempre com as suas merendas bem recheadas- coelhos e frangos- e regadinhas;

Estava na Misericórdia, nas diversas festividades religiosas levadas a efeito por esta insigne iInstituição;

Estava em inúmeros outros locais da nossa cidade convivendo e alegrando a "malta";   

Estava no cemitério, como funcionário da junta de Freguesia /C.M.E e  aqui ficou, num último adeus dado por  muitos esposendenses que o estimavam, assim como a sua família.

O Manel Monção era o "Homem estava..."

O Manel Monção quando recomeçou a sua atividade de engraxador, fiquei  feliz e fui, durante, muitas semanas, cliente deste nosso amigo, especialmente aos domingos. O Zé Rego, o António Zão-Tarrio- entre outros, por sinal poucos, faziam parte dessa clientela porque gostavam do Manel Monção.

Convivi, nestes últimos momentos da sua vida, com o Manel no Café Oliveira onde se refugiava no malfadado tabaco e sempre o saudei com a velha amizade de sempre.

O Esposende Sport Clube /ADE muito deve ao Monção pela sua dedicação e amor ao  Esposende, manifestado ao longo de muitos anos.

Muito mais teria a escrever sobre o Manel Monção, mas  fico com estas  palavrinhas que retratam um pouco da muita vida  que tinha o Manel Monção!

Para a família do Manel Monção,  a minha solidariedade e o meu profundo pesar por este período de tristeza que invadiu todos os familiares deste nosso amigo que tinha prazer em  viver.

                                                                                   V.D.J.- CMLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário