Campeonato Nacional da
Amizade: séria A...
O Manel Monção era o "Homem estava..."
Dedico este pequeno espaço, aproveitando a "hibernação" do futebol, em terras nacionais, para homenagear, de uma forma singela e justa, um grande amigo que nos deixou precisamente, o Manuel Monção.
O Manel Monção, personagem dotada de um requintado saber estar na vida, sempre de uma forma peculiar, era um homem de "estar em todas":
Estava no futebol-ESC/ADE sendo um fervoroso adepto, sempre acompanhado com os cachecóis e bandeiras do Esposende;
Estava em quase todas as festividades religiosas realizadas em Esposende, Nossa Srª da Saúde /Soledade, S. Pedro, S. João...-;
Estava na sua grande profissão de vocação-engraxador-;
Estava no Corpo Ativo, dos Bombeiros Voluntários de Esposende, sempre dinâmico, solidário e abnegado;
Estava em muitas excursões a locais de culto, sempre com as suas merendas bem recheadas- coelhos e frangos- e regadinhas;
Estava na Misericórdia, nas diversas festividades religiosas levadas a efeito por esta insigne iInstituição;
Estava em inúmeros outros locais da nossa cidade convivendo e alegrando a "malta";
Estava no cemitério, como funcionário da junta de Freguesia /C.M.E e aqui ficou, num último adeus dado por muitos esposendenses que o estimavam, assim como a sua família.
O Manel Monção era o "Homem estava..."
O Manel Monção quando recomeçou a sua atividade de
engraxador, fiquei feliz e fui, durante, muitas semanas, cliente deste
nosso amigo, especialmente aos domingos. O Zé Rego, o António Zão-Tarrio- entre
outros, por sinal poucos, faziam parte dessa clientela porque gostavam do
Manel Monção.
Convivi, nestes últimos momentos da sua vida, com o Manel no Café Oliveira onde se refugiava no malfadado tabaco e sempre o saudei com a velha amizade de sempre.
Convivi, nestes últimos momentos da sua vida, com o Manel no Café Oliveira onde se refugiava no malfadado tabaco e sempre o saudei com a velha amizade de sempre.
O Esposende Sport Clube /ADE muito deve ao Monção pela sua dedicação e amor ao Esposende, manifestado ao longo de muitos anos.
Muito mais teria a escrever sobre o Manel Monção, mas fico com estas palavrinhas que retratam um pouco da muita vida que tinha o Manel Monção!
Para a família do Manel Monção, a minha solidariedade e o meu profundo pesar por este período de tristeza que invadiu todos os familiares deste nosso amigo que tinha prazer em viver.
V.D.J.- CMLB
Nenhum comentário:
Postar um comentário