terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Penalizados autores de vandalismo no Parque Infantil A Caravela em Esposende


No Município de Esposende têm ocorrido, de forma sistemática, actos de vandalismo sobre os mais variados equipamentos e espaços públicos, causando elevados prejuízos ao Município.

O Parque Infantil A Caravela, localizado junto à Estação Salva Vidas, em Esposende, tem sido um dos alvos destes actos, o que levou a Autarquia a tomar diligências, denunciando o caso às autoridades. 

Na sequência da investigação desencadeada pelas mesmas, foram identificados e responsabilizados alguns adolescentes, aos quais foi instaurado um processo tutelar educativo (processo crime para menores), sendo que a pena aplicada foi a prestação de serviço comunitário, concretamente a apanhar lixo, na cidade de Esposende.

No Tribunal, os menores mostraram-se profundamente arrependidos e envergonhados pelos actos praticados e receosos das consequências do processo, tendo sido essa a razão por que o Município não exigiu aos pais uma indemnização, o que poderá acontecer em situações futuras. 

Os actos de vandalismos são, a todos os níveis, reprováveis e lamentáveis, ainda mais quando visam o bem público, na medida em que está em causa o dinheiro dos impostos de cada munícipe/contribuinte. A já difícil tarefa de gerir os bens públicos acaba, nestes casos, por se revelar ainda mais complicada e “ingrata”, pelo que a Câmara Municipal tem vindo e continuará a denunciar este tipo de ocorrências, no sentido de procurar responsabilizar os seus autores.

Considerando que em causa está a defesa e a salvaguarda do bem público, a Autarquia renova o apelo a todos os munícipes para que colaborem na preservação do património, através da detecção dos casos de vandalismo e de desrespeito, denunciando-os às autoridades competentes.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário