ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O (des)equilíbrio das freguesias



Dispõe a alínea f) do artigo 3º da famigerada Lei nº 22/2012, de 30 de Maio, que aprovou o regime jurídico da Reorganização Administrativa Territorial Autárquica (RATA), que esta reorganização obedece ao princípio do equilíbrio e adequação demográfica das freguesias.


Lembro-me também de ouvir o ministro Miguel Relvas afirmar veementemente no programa Prós e Contras da RTP que o principal objectivo desta reforma seria dar escala às freguesias e acabar com as assimetrias.

Pois bem, olhemos para o que vai acontecer no concelho de Esposende.

Basta analisar a distribuição da população pelas futuras 9 freguesias para perceber que o princípio do equilíbrio demográfico deve ter ficado esquecido debaixo do teclado do computador dos senhores que dividiram o concelho a regra e esquadro.

Duas das futuras nove freguesias do concelho terão mais população do que as restantes sete.

A este propósito alertaria os autarcas e as populações das 4 freguesias que ficaram a salvo da reforma, para o seguinte: estas freguesias passam a fazer parte do grupo dos "pequeninos". Acho que não é necessário entrar em grandes explicações para que percebam o que isto pode significar no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário