quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Município de Esposende investe mais de 800 mil euros em Transporte Escolar

 

Município de Esposende investe mais de 800 mil euros em Transporte Escolar

No ano letivo 2023/2024, o Município de Esposende prevê investir mais de 800 mil euros em transporte escolar, perspetivando que 1992 alunos procurarão este modo de deslocação para os estabelecimentos de ensino.

O Plano de Transportes Escolares do Município de Esposende para o ano letivo 2023-2024 foi hoje ratificado, em reunião do Executivo Municipal, depois de, no dia 27 de julho de 2023, o Conselho Municipal de Educação de Esposende ter dado parecer favorável ao documento.

Esposende tem um universo global de 5029 alunos (1911 na educação pré-escolar e no 1.º ciclo e 3118 no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) que frequentam os 23 estabelecimentos que compõem os dois agrupamentos de escolas e na Escola Secundária Henrique Medina, aos quais se acrescentam 11 estabelecimentos da rede privada, na qual se inclui a Escola Profissional de Esposende.

O plano agora aprovado é um instrumento de planeamento da oferta de um serviço transporte escolar aos alunos, entre o local da residência e o local dos estabelecimentos de ensino da rede pública. A legislação em vigor determina e circunscreve a gratuitidade de transporte escolar aos alunos do Ensino Básico que residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam mas, no concelho de Esposende, essa distância foi reduzida para os dois quilómetros.

Esta medida insere-se na política de qualidade e ambiente do Município de Esposende que, desta forma,assume e cumpre o seu papel efetivo de principal responsável pela promoção do desenvolvimento harmonioso e sustentável do concelho, da qualidade de vida dos seus munícipes, procurando, assim, ser uma referência de dignidade, de modernidade e eficiência dos seus serviços públicos.

A materialização do Plano de Transporte Escolar enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere aos ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Esposende distingue quatro cidadãos e dez funcionários no Dia do Município

 

Esposende distingue quatro cidadãos e dez funcionários no Dia do Município

O Município de Esposende vai distinguir, no Dia da Cidade e do Município, a 19 de agosto, data que assinala o 30.º aniversário da elevação a cidade e os 451 anos de Esposende, quatro cidadãos, em reconhecimento pelo contributo que prestaram para o engrandecimento e a projeção do concelho. Serão agraciados também dez funcionários municipais que completaram 25 anos de serviço efetivo na Câmara Municipal de Esposende. As propostas de condecorações municipais foram aprovadas, por unanimidade, na reunião de Câmara realizada hoje.

Assim, a Medalha de Honra do Concelho será atribuída ao cidadão José Francisco Brás Marques, enquanto a Medalha de Mérito Municipal será atribuída aos cidadãos Manuel de Jesus Losa, António José Morais Figueiral Conde e a José Maria Vieitas de Amorim.

Pelo zelo e profissionalismo com que desempenharam as suas funções, ao longo de 25 anos, na Câmara Municipal de Esposende, serão distinguidos: António da Silva Carneiro, António de Abreu Sampaio, António Jorge da Cruz Lima de Sá, Carla Sofia dos Santos Lemos Ferreira, José Augusto Losa do Casal, José Maria Fernandes da Cunha, Maria de Fátima da Costa Sampaio, Marta Maria de Sá Fernandes, Miguel Filipe Moreira da Silva, Raquel Maria da Silva Almeida Campos.

Município de Esposende promove projeto de apoio psicoeducativo às Escolas

 


Município de Esposende promove projeto de apoio psicoeducativo às Escolas

O Projeto Literacia no Cávado, implementado nas escolas do Município de Esposende no ano letivo 2022/2023, consistiu num projeto de promoção do sucesso escolar orientado para a aquisição das aprendizagens escolares e para o bem-estar das crianças e alunos/as envolvidos/as nas atividades, contribuindo para o reforço da qualidade do sistema de educação. No ano letivo 2022/2023, os programas e apoios na área de Psicologia envolveram 387 crianças da Educação Pré-Escolar e 1596 alunos/as do 1.º CEB e Ensino Secundário. Foram, ainda, desenvolvidas ações de articulação/acompanhamento junto de 76 famílias e realizadas 15 ações de capacitação de agentes educativos. 

O projeto de promoção do sucesso escolar desenvolveu-se por via de uma abordagem multidisciplinar, combinando recursos e medidas de promoção dos diferentes níveis de literacia das crianças e alunos/as da educação pré-escolar, ensino básico e secundário, como estratégia complementar à ação educativa das escolas. A intervenção traduziu-se no trabalho colaborativo entre a equipa multidisciplinar, constituída por profissionais de Psicologia e de Informática, para garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, combinando a intervenção individual e universal, através do desenvolvimento de programas de promoção de competências de literacia digital, comunicacional, socio emocional, pessoal e comportamental.  

Festival Internacional de Folclore

 

Esposende promove Festival Internacional de Folclore

 

6 de agosto, 21h30 – Zona ribeirinha

Integrado na programação Esposende Verão 2023, a Zona Ribeirinha de Esposende acolhe no próximo domingo, dia 6 de agosto, às 21h30, o Festival Internacional de Folclore, que conta com a participação de alguns dos mais notáveis grupos etnográficos da Bolívia, Canadá, Colômbia, Eslováquia, Geórgia e Portugal.

Este espetáculo de artes e tradições do mundo resulta de uma parceria entre o Município de Esposende e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.

A anteceder o grande espetáculo da noite, os grupos percorrerão, durante a tarde, as ruas e praças da cidade, onde o garrido das suas cores, os ritmos e as tradições prometem envolver a comunidade e os turistas no típico ambiente festivo e de celebração da etnografia.