ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Município de Esposende investe mais de 800 mil euros em Transporte Escolar

 

Município de Esposende investe mais de 800 mil euros em Transporte Escolar

No ano letivo 2023/2024, o Município de Esposende prevê investir mais de 800 mil euros em transporte escolar, perspetivando que 1992 alunos procurarão este modo de deslocação para os estabelecimentos de ensino.

O Plano de Transportes Escolares do Município de Esposende para o ano letivo 2023-2024 foi hoje ratificado, em reunião do Executivo Municipal, depois de, no dia 27 de julho de 2023, o Conselho Municipal de Educação de Esposende ter dado parecer favorável ao documento.

Esposende tem um universo global de 5029 alunos (1911 na educação pré-escolar e no 1.º ciclo e 3118 no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) que frequentam os 23 estabelecimentos que compõem os dois agrupamentos de escolas e na Escola Secundária Henrique Medina, aos quais se acrescentam 11 estabelecimentos da rede privada, na qual se inclui a Escola Profissional de Esposende.

O plano agora aprovado é um instrumento de planeamento da oferta de um serviço transporte escolar aos alunos, entre o local da residência e o local dos estabelecimentos de ensino da rede pública. A legislação em vigor determina e circunscreve a gratuitidade de transporte escolar aos alunos do Ensino Básico que residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam mas, no concelho de Esposende, essa distância foi reduzida para os dois quilómetros.

Esta medida insere-se na política de qualidade e ambiente do Município de Esposende que, desta forma,assume e cumpre o seu papel efetivo de principal responsável pela promoção do desenvolvimento harmonioso e sustentável do concelho, da qualidade de vida dos seus munícipes, procurando, assim, ser uma referência de dignidade, de modernidade e eficiência dos seus serviços públicos.

A materialização do Plano de Transporte Escolar enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere aos ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário