As escolas não têm hoje muros nem paredes. O telemóvel e o ciberespaço atravessam as realidades locais, ligando em rede e promovendo um sentimento de ubiquidade e instantaneidade. Neste universo, novos desafios colocam-se à escola. Como ensinar no espaço e no tempo dos fluxos? Como transformar informação em conhecimento? Como lidar com a aceleração dos acontecimentos? Como criar confiança e ativismo? Como envolver os estudantes no reconhecimento das várias escalas de observação e intervenção? Como conhecer o outro e incorporar a diversidade? Como ligar o papel de estudante ao de jovem?
Em suma, tentar-se-á lançar um guião de discussão sobre identidades glocais em contextos educativos.
João Teixeira Lopes | notas biográficas
Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992) Mestre em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1995) com a Dissertação Tristes Escolas - Um Estudo sobre Práticas Culturais Estudantis no Espaço Escolar Urbano (Porto, Edições Afrontamento,1997). Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação (1999) com a Dissertação (A Cidade e a Cultura - Um Estudo sobre Práticas Culturais Urbanas (Porto, Edições Afrontamento, 2000). Membro efetivo do Observatório das Atividades Culturais entre 1996 e 1998 e seu atual colaborador. Integrou a equipa coordenadora do Relatório das Políticas Culturais Nacionais (1985-95) apresentado em 1998 junto do Conselho da Europa (Lisboa, As Políticas Culturais em Portugal, Observatório das Atividades Culturais, 1998). Foi programador de Porto Capital Europeia da Cultura 2001, enquanto responsável pela área do envolvimento da população e membro da equipa inicial que redigiu o projeto de candidatura apresentado ao Conselho da Europa. Representou o Bloco de Esquerda como deputado à Assembleia da República (2002-2006). Coordenador Científico do Instituto de Sociologia da FLUP entre 2002 e Fevereiro de 2010. Diretor da Revista Sociologia entre 2009 e Fevereiro de 2013. Tem 14 livros publicados (sozinho ou em co-autoria) nos domínios da sociologia da cultura, cidade, juventude e educação, bem como museologia e estudos territoriais.
É Vice Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia.