quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Recordar, recordando…

Por Carlos Barros

Sabia que o  Esposende, equipa de futebol,  chegou a ter a designação de Marítimo Sport Club?

No Campo da Abrigadeira, Esposende.

No dia 29 de janeiro de 1933 disputou-se um jogo de futebol entre as equipas do Marítimo Sport Club –MSC- (de Esposende) e o Lusitano FootBall Club de Anha e o resultado final ficou-se com um empate 2-2.

Foi um encontro de caráter particular entre o  M.S.C. –Esposende-  e o L.F.B.C. de Anha onde não há registo de assistência.

O  saudoso senhor João Vilarinho, confirmou-me, numa  conversa informal, no Café Cine,  esta designação do Esposende como Marítimo Sport Club e que chegou a realizar jogos na Ribeira, local onde se encontra atualmente o Edifício  do Tribunal Judicial de Esposende.

 

No 2º jogo do Campeonato de Promoção da AFB, na cidade de Barcelos, a equipa da Foz do Cávado, foi derrotada , em Barcelos , por 7-1 e segundo consta num registo , o “árbitro tinha sido vendido aos barcelenses por um arroz de lampreia”…

Os dirigentes de Esposende, apelaram ao Colégio dos Árbitros de Braga para que os “seus alunos”, para a outra vez, sejam mais conscientes…”

Um artigo de Julinho, março de 1937

Nesse mesmo mês o M.S.C. – Esposende-  tinha derrotado o Famalicão por 4-2, no Campo Henrique Marinho, tendo como árbitro Rui Gonçalves de Castro

Saliento que o industrial Henrique Marinho foi um grande benfeitor da AHBVE contribuindo financeiramente , durante muitos anos, no Bodo dos Pobres de Esposende , uma longa lista (que não publico aqui, por possíveis melindres dos familiares…) de indigentes.

CMLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário