“Março com Sabores do Mar”
Esposende convida a provar pratos de peixe e marisco com tradição e inovação
Trinta e um restaurantes do concelho participam, este ano, na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, um evento gastronómico promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com as unidades de restauração concelhias.
Trata-se da 13.ª edição desta iniciativa há muito assumida pelo Município como um cartaz turístico da maior importância, como forma de combater a sazonalidade e promover a gastronomia e os produtos locais. Este ano, além dos restaurantes e das cinco quintas produtoras de vinho do concelho, há seis pastelarias que se associam ao evento. Durante todo o mês de Março, servem-se à mesa pratos de peixe e mariscos, aliando a tradição à inovação.
Na sessão de apresentação, que decorreu esta manhã, na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende aludiu ao sucesso da iniciativa, destacando o empenho e iniciativa dos empresários do sector. João Cepa referiu que a iniciativa “Março com Sabores do Mar” se traduz em mais um contributo do Município para ajudar a área da restauração numa altura em que atravessam maiores dificuldades, de que é exemplo o aumento da taxa do IVA.
O Autarca lançou um olhar crítico sobre a falta de visão “de quem tem o poder de tomar decisões e que ainda não percebeu a importância do turismo”. A título de exemplo, apontou o mar como tendo potencialidades enormes, sem que se vejam acções em concreto para tirar proveito da mais-valia que representa e lamentou as condições em que se encontram os portos e as barras. João Cepa foi mais longe nas críticas e disse não compreender que a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) tenha demorado um ano a analisar a candidatura dos novos Centros de Informação Turística e pediu, por isso, maior celeridade nas decisões.
Perante uma plateia onde se encontravam vários empresários locais, o Presidente da Câmara Municipal adiantou que a Autarquia pretende implementar iniciativas de promoção do comércio local.