A selecção portuguesa de futebol sub-17 iniciou hoje, sexta-feira, a qualificação para o Euro2011 com um triunfo 2-0 frente ao Azerbaijão, em desafio disputado no Complexo Desportivo do CF Fão, Esposende.(...)
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domingo, 24 de outubro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Recuo de 20-30 anos às velhas estradas e o fenómeno "espadarte"!
Já se começa a notar o desvario que existe na E.N. nº13, completamente a abarrotar de carros e camiões durante os dias úteis de trabalho. São muitos os condutores que ainda não dispõem do dispositivo para pagamento nas SCUTS e outros tantos, que fogem ao referido pagamento. Tal como os espanhóis, a maioria dos portugueses do Norte de Portugal está contra esta imposição forçada pelo governo. Porém, já é noticiada na comunicação social, a passagem de camiões na Ponte de Fão, algo inusitado, porque estava interdita a essa categoria de veículos a passagem por essa infraestrutura rodoviária. Cabe à polícia multar os infractores e cabe ao bom senso de cada um, evitar a passagem pela ponte, uma vez que na área de Esposende não se paga portagem (ou paga-se?)! Certo é que recuámos ao passado, aos engarrafamentos de há 30 anos atrás, ao desespero nas filas de trânsito e a uma maior degradação dos serviços. (...)
Leia aqui o post na íntegra.
Autarquia de Esposende oferece Manual Digital a alunos e professores do 1.º Ciclo
Neste ano lectivo, a Câmara Municipal de Esposende ofereceu, a todos os alunos e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, o “Manual Digital”, com a finalidade de potenciar o desenvolvimento educativo das crianças.
Trata-se de um software que abrange as áreas curriculares da Língua Portuguesa, Estudo do Meio, Matemática, bem como de enriquecimento curricular, ao nível do Inglês e TIC.
Esta ferramenta educativa contempla os diversos conteúdos inseridos nos currículos escolares, de forma interactiva, lúdica e extremamente apelativa, podendo ser utilizada em sala de aula ou em casa, por professores e alunos, bem como pelos pais e encarregados de educação.
Uma das grandes vantagens deste produto é que não necessita de ligação à Internet, aumentando a sua autonomia de utilização, promovendo, ao mesmo tempo, a universalidade no acesso por parte de todos os alunos, independentemente da sua condições sócio-económica e cultural.
O “Manual Digital” permitirá potenciar a comunicação entre todos os actores educativos, uma vez que possibilita, por exemplo, a divulgação de notícias, eventos, actividades, trabalhos, entre os professores, alunos, pais e Município.
Outra potencialidade prende-se com a possibilidade da personalização dos conteúdos educativos à realidade do concelho, nomeadamente no que diz respeito aos exercícios e jogos educativos (história local, património histórico, cultural e ambiental, património imaterial, entre outras dimensões).
Numa primeira fase, foram distribuídos DVD’s a todos os alunos e professores do 1.º Ciclo do concelho, assim como um caderno de exercícios que acompanha, ao nível do Inglês, o “Manual Digital” dirigido aos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Todos os professores tiveram ainda a oportunidade de participar em acções de formação, realizadas nos vários Agrupamentos de Escolas.
O Manual Digital abrange, desta forma, um total de 1594 crianças, correspondendo a um investimento na ordem dos nove mil euros, representando um claro esforço financeiro que a Câmara Municipal assume, em prol da promoção do sucesso educativo.
De referir que a segunda geração do projecto “Manual Digital” conta com a parceria do Instituto de Educação da Universidade do Minho e constitui um contributo para integração curricular das tecnologias de informação na escola, através da disponibilização de conteúdos validados para as diferentes áreas de estudo aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A Autarquia defende que o recurso às novas tecnologias no âmbito da Educação, devidamente implementadas e sem pôr em causa domínios tão importante como a relação professor-aluno, a leitura, a escrita, ou a criatividade, se traduz numa mais-valia, sendo que a Escola deverá, ela própria, promover esta aproximação, sob pena de não acompanhar a evolução dos tempos e das exigências da sociedade actual.
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